segunda-feira, 22 de julho de 2013

Palácios Redondo La Montesa Crianza 2009: Rioja ainda jovem, mas...

Acho que este vinho deve ser o riojano mais novo que bebi. Geralmente os aprecio com uns bons anos nas costas. Mas foi bem legal apreciar um mais novinho e sentir a pegada de um Rioja com apenas 4 anos de vida. Bem, a bodega é tradicional e tem novamente como enólogo o grande Álvaro Palácios. Agora, seu nome é Palácios Redondo, em vez de Herencia Redondo. O legal do vinho é que não é um puro Tempranillo, ou tem ela majoritária com pitadas de outras castas. Na verdade, esse La Montesa Crianza 2009 é um corte  de Garnacha (65%), Tempranillo (30%)  e Mazuelo (5%). Duas observações: 1) O corte desse vinho varia a cada ano e 2) Álvaro Palácios trabalha a Garnacha como ninguém. Esse Crianza 2009 estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano (20% novas). O vinho mostra notas de cereja preta, ameixas, casca de laranja e uma boa presença de alcaçuz e tomilho, em meio a um tostado muito acertado. Em boca é amplo, mineral, com boa acidez e taninos presentes (claro, o vinho é novo...rs). Também não preciso dizer que a madeira aparece, em se tratando de um Rioja. O destaque é o alcaçuz, muito bem integrado com a fruta, além de outras especiarias, como o tomilho e canela. Se for bebê-lo, tenha paciência. Se tungar a primeira taça pensará na hora: Abri na hora errada! Mesmo por que, o álcool aparece um pouco no começo. Mas se fizer o serviço correto, deixando 1-2 horas no decanter, vai beber um vinho muito bom. Outra coisa: É vinho que ganha muito com comida. Meu cunhado Bu e eu o apreciamos com uma boa massa e carne grelhada, e foi muito bem. E sabem o que é melhor? A garrafa foi um brinde de uma loja nos EUA que, por atrasar uma entrega de uma compra que fiz lá, via minha cunhada, devolveu o dinheiro do frete e ainda deu a botella de presente para compensar. Igualzinho aqui, não? rsrs... Bem, não vou ser injusto: Uma vez nossa confraria fez uma compra de final de ano na Mistral e a entrega atrasou (por problemas com a transportadora). Reclamamos e a importadora mandou um Alión de brinde. Bom, né?
No Brasil, o vinho é vendido pela Vinci, que comercializa ainda a safra 2008. Eu quero beber esse vinho novamente, pois me agradou bastante.

4 comentários:

  1. Flavio,
    Então existe isso mesmo?
    Atrasou, sem frete e com vinho de brinde?
    Alión? Ah, não (rs).
    Legal saber que um Rioja novo também dá um bom caldo.
    Abraço!
    PS: sobre os comentários, tb tenho as mesmas dificuldades. Acontece no meu blog tb. Menos no do Vitor, ainda que com o novo layout. O cara deve ter coisa com o Blogger (rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexandre! Os caras foram pontas firmes. E o brinde foi bom. Não tão bom quanto o Alión (até rimou...rs), mas foi bom. O Alión realmente foi 10 (e já postei aqui, o 2004).
      Eu quis beber esse 2009 só para saber mesmo se um Rioja novo seria muito diferente. E sabe que foi bom? rsrs.
      Quanto ao blog, está triste o negócio dos comentários. Tem que ficar atualizando sem parar. Agora fiz um truquezinho, voltando a página para a anterior e indo para a frente de novo. Aí foi... Mas é terrível ter que ficar fazendo essas coisas empíricas, não? No do Vitor são apenas dois clicks e pronto. Será que ele vai contar prá gente o segredo? rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Opa, opa, opa!
    Só vou contar porque vcs são parceiros: a dica é reclamar até que eles se incomodem e façam alguma coisa. Perdi a conta das vezes em que "reportei erro", hehehe.
    Sobre compensações por atraso, sabe essas promoções de "pizza em 20 min ou seu dinheiro de volta"? Então, nem assim ganho um brinde, rs.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs... Acho que estamos sendo pouco enfáticos com o blogger. Vou seguir seu conselho e reclamar mais frequentemente.
      Essa da pizza é boa... Se fizerem aqui vão quebrar, pois demora quase uma hora! rs.
      Ah, vou aproveitar a mensagem para esclarecer um negócio, que talvez até valesse uma postagem. É sobre o Crasto Vinhas Velhas Etiqueta Negra. Escrevi para o Tomas Roquette, que muito gentilmente me explicou a diferença entre ele e o tradicional. Transcrevo a seguir parte de sua mensagem:
      "O vinho Étiqueta Negra, apesar de ter um nome parecido é um vinho diferente embora também seja proveniente de vinhas velhas com muito baixa produção e com grande concentração. São vinhas com mais de 30 variedades de uvas diferentes o que lhe confere uma grande complexidade mas com um estilo um pouco diferente do tradicional Reserva Vinhas Velhas bem como uso de barricas de Carvalho também ligeiramente diferentes. Tem sido considerado uma excelente relação custo beneficio".

      Abraços,

      Flavio

      Excluir