sábado, 28 de setembro de 2013

Dois alentejanos: Esporão Quatro Castas 2011 e Herdade São Miguel Touriga Franca 2010

Nessa última sexta-feira passamos na Mercearia 3M para aquele tradicional fim de tarde regado a bons vinhos. Estávamos Caio, JP, Carlão e este que vos escreve. Eu queria abrir um Tosca, chianti que sempre me agrada. Mas o JP estava inclinado a abrir um português e elegemos o Esporão Quatro Castas 2011. Bem, nem preciso dizer que o vinho é feito com 4 uvas diferentes: Aragonez (com vinificação em lagares e estágio de 6 meses em carvalho americano), Alicante Bouschet (com vinificação em inox e estágio de 6 meses em carvalho francês), Petit Verdot (vinificada em inox e com estágio de 6 meses em carvalho francês) e Syrah (vinificada em cubas roto-fermentativas e estágio de 6 meses em cavalho americano). O vinho é concentrado, com aromas de frutas compotadas, baunilha e um fundinho mineral. Em boca, repete o nariz, mostra bom corpo e bom equilibrio (embora logo ao ser aberto se mostrasse um pouco "quente"). Ficou bem melhor depois de algum tempo. Assim, se for beber, decanter nele. É bem feito e redondinho, mas confesso que não é o tipo de vinho que me mais me agrada. Se fosse um pouquinho mais seco e com um pouquinho menos de extração, me alegraria mais. 
O Carlão, que chegou depois, abriu um Herdade São Miguel Touriga Franca 2010. O vinho é feito pela Companhia Agrícola Alexandre Relvas (que tive o prazer de conhecer tempos atrás - clique aqui). Este 2010 é muito parecido com o 2009 que bebi tempos atrás. Ele estagia 9 meses em carvalho francês. Ao nariz mostra notas de framboeza, alcaçuz e leve tostado. Em boca, repete o nariz e é bastante sedoso, levemente glicerinado. Agrada fácil, fácil. Mas se tivesse uma pitada de alguma uva para lhe agregar uma certa rusticidade, para o meu paladar, melhoraria. Eu o preferi ao 4 Castas. Nota pós-postagem: O vinho ficou entre os 100 melhores vinhos da Revista Adega no final do ano, com elogios para sua qualidade e relação custo/benefício.
São vinhos na mesma faixa de preço (75-80 Reais), e que justificam o valor pago.
Bem, isso aí, pessoal!

6 comentários:

  1. Boa prova, Flávio!
    Fazia tempo que buscava uma referência confiável sobre esse 4 Castas. Agora já sei que posso comprá-lo, se vir numa promoção por aí.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Obrigado. É um bom vinho. Duas coisas o tornariam ainda melhor: Custar uns reais a menos e ficar um pouquinho na adega. É vinho que aguenta um tempo e que deve ganhar com isso. Quando eu achar um mais velhinho vou colocar na cesta.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Blz Flávio

    O 4 castas realmente é bom...pelo menos o 2008 estava (vide meu comentário no blog: http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2013/05/4-castas-tinto-2008.html)

    E pode comprar viu Vitor sem medo de errar!

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Orlando! Provavelmente o que você bebeu devia estar ainda melhor que este 2011, por já ter descansado um pouquinho.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Ola Flavio.
    Está numa promoção por 60 dilmas mas como não tinha referênciasas peguei só duas. Acho que volto lá amnhã e me abasteço ainda mais sabendo que tem uns anos pela frente. A safra é 2011.
    Tá valendo??
    Abrzços
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,
      Tá valendo! Eu acho que o preço está muito bom, ainda mais considerando a desvalorização de nossa moeda e que os portugas de 2011 estão muito bons!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir