sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Esporão Private Selection Branco 2012: Que vinhão!

Tempos atrás provei o Esporão Private Selection Branco 2012 e fiquei impressionado com sua qualidade. Na época, o comparei a um bom Chateauneuf du Pape branco. E não estava exagerando. Quem conhece este branco sabe do que estou falando. E para confirmar a qualidade, Tonzinho e eu apreciamos um devagar, com tempo, lá na Mercearia 3M. O JP até apareceu rapidamente e tomou uns goles, mas foi embora logo deixando elogios ao vinho. 
O corte deste garrafeira varia ano a ano, e na verdade, este 2012 nem foi um corte. Vi no site da Esporão que foi feito apenas com Semillon (os 2010 e 2011 tinham também a Antão Vaz). E como ficou bom! O vinho, de bela cor dourada bem límpida, é floral, e os 6 meses de maturação com as borras aportou-lhe um toque bem legal, amendoado, em meio a damasco, baunilha e mel (na medida certa). Em boca é untuoso, mas muito elegante, com tudo no ponto certo. É sedoso e com final muito persistente. Um vinhão, que dificilmente perde a parada para vinhos da mesma faixa. Vai bem sozinho mas deve acompanhar lindamente um prato com camarão. Tá esperando o que para experimentar?

5 comentários:

  1. Flavio, meu caro, também adorei esse vinho. Casou muito bem com um lombo de bacalhau regado no azeite e cozido com verduras, como pimentão vermelho e cebola.

    Há uns meses, a Wine o vendia por algo em torno de R$ 100,00.

    Dizem ser um dos melhores brancos lusitanos, chegando a bater o Pêra Manca. Se o é, não posso dizer, até pela minha inexperiência com brancos. Mas, por certo, é um vinhaço como você colocou.

    Abs e um feliz ano novo para você e sua família,

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Roberto,

      Que bom que concordamos em relação a este PS. E você complementa a postagem muito bem com a harmonização com bacalhau! Quero experimentar.
      Realmente o preço estava bom na Wine. Aliás, ainda está, pela qualidade do vinho. Eu concordo que seja um dos melhores brancos lusitanos. Estão na minha lista ainda o grande Redoma Reserva branco, o Primus, Madrigal e Condessa de Santar.

      Desejo também a você boas festas e um 2014 cheio de paz e alegria!

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,

    Mais uma vez estamos de acordo. Apesar de não ser barato é um dos melhores custo-benefício que conheço. Faço questão de provar todas as safras deste vinho.

    grande abraço,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      Realmente é um vinho que nunca decepciona, né? Ou melhor dizendo, é um vinho que sempre agrada. E de vez em quando dá para encontrá-lo a bom preço. Tempos atrás comprei o 2009 na Sabores de Portugal por 80tinha! Mas mesmo atualmente, o 2011 está a bom preço lá, considerando o que o vinho oferece.

      Grande abraço e boas festas!

      Flavio

      Excluir
  3. Boas festas!!!

    Depois nos conte sobre os caldos...

    abs,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir