quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pintas Character 2009: Vinhão!

Abri este Pintas Character 2009 para beber com amigos na casa do JP. Ele é o segundo vinho do grande Pintas, que tem se consagrado com um dos grandes vinhos portugueses. Aliás, o seu irmão Pintas 2009 já pintou aqui no blog (clique aqui). Bem, o vinho é obra do casal Jorge Serôdio Borges e Sandra Tavares da Silva, na vinícola duriense Wine and Soul. Bem, todos já devem conhecer, mas o nome Pintas vem do cão do casal, da raça Pointer. O casal produz também o excelente branco Guru. O Pintas Character é produzido com mais de 20 uvas diferentes, de vinhas velhas, entre elas a Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. A maturação é feita em barricas de carvalho francês 50% novas, por 18 meses. Este 2009 tinha cor escura e aromas riquíssimos de flores, amoras, cerejas pretas, alcaçuz, chocolate e minerais. Em boca é denso, bem intenso, com notas balsâmicas e minerais e final muito longo. Apesar da densidade, é muito equilibrado e mantém o frescor. É um segundo vinho com pinta de primeiro! Muito bom, mesmo!

4 comentários:

  1. Flavio,

    Tenho aqui um Character 2009 e um 2011 guardados. Tenho também um Pintas 2009, que você já postou aí no blog.

    Quanto tempo acha que devo guardar cada um desses para que estejam em sua plenitude?

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,

      Eu tinha comprado o Character 2011 e me mandaram por engano o 2009... Acabei ficando com ele mesmo e depois consegui também o 2011, que ganhou um notaço e muitos elogios da WS, né? Se o 2011 estiver ainda melhor que o 2009, fizemos ótimas compras!
      Eu acho que o 2009 já pode ser bebido, embora ainda aguente muito tempo. Por ele, imagino que o 2011 ainda esteja novo. Tentarei resistir ao meu aqui...rs.
      O Pintas 2009 que bebemos estava um bebê. O danado é denso, de mastigar. Briga fácil com Meão. Eu deixaria guardado mais um tempinho ou então, decanter no bichão por umas 2 horinhas. É um vinhão!

      Abração,

      Flavio

      Excluir
  2. Grande Flávio, tive dificuldades pra comentar aqui, mas acompanho todas as postagens, e que inveja das últimas. Vc não acha que esses durienses, mesmos os mais famosos, estão meio "New Word", ou é só impressão minha? Acatei sua sugestão e abri o Linda Flor 2006, excelente vinho (um pouco doce pro meu gosto mas excelente). A propósito, adquiri um Hermitage E.Guigal 2006 por 290 dilmas, achei razoável, vc indica beber agora ou esperar mais um pouco? Grande abraço meu gurú!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Estava mesmo sentindo falta de seus comentários. Bem, tenho que concordar com você que alguns durienses estão muito "modernos". Espero que a onda novomundista não os pegue de vez. O Pintas, assim como o seu irmão "menor" Character, é um vinho denso, potente, mas que mantém a alma portuguesa. É um estilo mais moderno, diferente, por exemplo, de um Casa Ferreirinha, que é mais leve e tradicional. Mas os Pintas são grandes vinhos.
      Quanto ao Lindaflor, acho também ótimo. Mas ele não perde o lado Malbecão, doce, concentrado... Mas dentro da proposta, vai muito bem. Eu gostei do 2006.
      O Guigal 2006 já está entrando na hora do abate. Uns dois aninhos lhe fariam bem, mas acho que agora já dá para apreciar, com uma horinha de decanter para amaciar. Mas se você tiver paciência, será recompensado. Imagino que gostará muito dele. O 2003 que bebemos recentemente estava ótimo!
      Grande abraço!
      Flávio

      Excluir