sábado, 4 de outubro de 2014

No aniversário do Paulinho: Pêra-Manca tinto 2005, San Román 2011, Vallado Reserva Field Blend 2007, Castello D'Alba Grande Reserva 2011, Hospices de Beaune Albert Bichot 2010, Chehalen Ridgecrest 2010 e um Tokaji para finalizar!


O nosso confrade Paulinho fez seu primeiro aniversário como membro oficial, registrado e catalogado da Confraria do Ciao...rs. E foi uma baita comemoração na cozinha do Tom. Nem vou gastar muitas linhas para descrever os vinhos, pois eles dispensam. 
O aniversariante nos brindou com um excelente e tradicional Pêra-Manca 2005. Precisa comentar? É um vinhão de estirpe, muito profundo e cheio de camadas. Mostra fruta na medida, mineralidade, um final de boca interminável que denuncia sua origem alentejana. Grandioso e com muitos anos pela frente. Isso aí, Paulinho! Este vinho era só colocar a foto e pronto! Dispensa comentários.
O JP levou o ótimo espanhol das Bodegas Maurodos, o San Román 2011. O 2006 já pintou por aqui (clique). Este 2011 ganhou muitos elogios da crítica. Uma característica interessante deste vinho é que ele é um Toro com jeito de Ribera del Duero. Experimente para sentir sua boa pegada, mas ao mesmo tempo, sedosidade. Vinhão, de primeiríssima!
Eu levei um que já pintou por aqui algumas vezes, o Quinta do Vallado Reserva Field Blend 2007. Bem, esta linha é sempre muito bem avaliada pela crítica, e este 2007, juntamente com o seu irmão da recente safra de 2011, foram os mais badalados. É um belo vinho, e agora está ainda melhor, depois de 7 anos. Já tem precipitado na garrafa, e está muito redondo.
O Tonzinho abriu uma Magnum de um Castello D'Alba Grande Reserva 2011. Este duriense, da bela safra de 2011, foi eleito o melhor vinho do Douro abaixo de 15 libras pela Decanter. Eu bebi o 2012 tempos atrás e achei novo. Este 2011 também está, mas é melhor que o de 2012. É bastante floral e mostra muito frescor. Tem muitos anos pela frente. Ótimo vinho! Lembra os Carm (bem, é feito por Rui Roboredo Madeira...).
O Caião levou um ótimo Hospices de Beaune 1er Cru 2010 de Albert Bichot. O négociant produz uma grande gama de vinhos e este estava uma beleza. Sutil, leve, sem exageros. Acho que foi o que evaporou mais rapidamente da garrafa. Uma delícia!
O vinho é bom, e o rótulo, muito bonito!
O Joãozinho levou um Pinot Noir do Oregon, dos quais sou fã. Este Chehalem Ridgecrest Vineyard 2010 é o top da vinícola. O vinho é uma mescla de novo e velho mundo. Mostra notas de frutas maduras, especiarias e terrosas. É muito macio e também desce muito fácil. De primeira!
E para finalizar, apreciamos um Tokaji Megyer 3 Puttonyos 2007 bem gostoso, levado pelo Rodrigo, que mostrou boa acidez equilibrando o dulçor, e que desceu muito bem com meu "famoso" Créme Brulée!
Bem, a noite foi daquelas! Celebração merecida e muito bem feita para o aniversário de nosso amigo Paulinho.
 
Eu fazendo aquela casquinha crocante de açúcar no Brulée...rs

Merengue "light" (rs) levado pelo Paulinho
Grandes amigos em um grande momento: Parabéns, Paulinho! (5o da esquerda prá direita)


Nenhum comentário:

Postar um comentário