quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Altas Quintas Crescendo 2007: Muito bom e de bom preço!

Chef Jérôme Dardillac (foto extraída
do site www.hoteliernews.com.br)
Nesse último final de semana fui acompanhar a pré-temporada do Vascão no Hotel Bourbon, em Atibaia. Para minha surpresa, vi que o Chef de cozinha do Resort é um conhecido de muito tempo, o Chef Jérôme Dardillac, que residiu em São Carlos e que conheci há uns 15 anos. Que legal! E foi ele que preparou o Menu que apreciei no Restaurante Cave, acompanhado de um vinho Português produzido sob a batuta do grande Paulo Laureano.
O vinho era o Alentejano Altas Quintas Crescendo 2007. É um vinho que fica acima do básico da vinícola, o Altas Quintas 600. Ele é produzido majoritariamente com Aragonez, mas possui pitadas de Trincadeira e Alicante Bouschet. A maturação é feita em barricas de carvalho Francês e Americano, por 12 meses. O vinho é aromático, com notas de ameixas maduras, amoras silvestres, cereja, florais e leve tostado. Em boca é muito redondo, de médio corpo e com taninos muito sedosos. É um vinho com gosto de vinho, sem firulas! Tem bom preço e passaria por um vinho mais caro. Achei bem interessante. É importado pela Decanter. E ele acompanhou muito bem o Carré de Cordeiro com Crosta de ervas preparado pelo Jérôme (que foi precedido por uma bela Salada de Lagosta com Molho Citrico e Carpáccio de Jacaré - Tudo excelente!).
Carré de Cordeiro

Salada de Lagosta

Quem for ao Bourbon Atibaia precisa conhecer o Restaurante Cave, onde fica a Adega, gerenciada pelo simpático e atencioso Robson. A Adega possui mais de 300 rótulos, bem acondicionados e para todos os bolsos. Aliás, o Robson ainda conduziu uma prova de vinhos no dia seguinte para um grupo muito legal de hóspedes. Valeu Robson!

4 comentários:

  1. Flávio, como de costume, procurei no vinho bão alguma referência para direcionar minhas compras de vinhos. Bem, como vc deve saber, a decanter está com uma promoção interessante esses dias. Peguei um Altas Quintas Reserva 2005, um Villa Raiano Aglianico Irpinia IGT 2007 e um Basilisco Teodosio Aglianico del Vulture 2006. Paguei 130 em média em cada garrafa. Nunca tive contato com a aglianico. Terei um bom começo com esses vinhos? O Altas Quintas Reserva parece não ter como erras, certo? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carissimo Felipe!
      Fico feliz que esteja sempre por aqui e que busque no vinho bão referências. Bem, eu ainda não bebi o Altas Quintas Reserva 2005, mas considerando que é obra do mestre Paulo Laureano, deve ser excelente! E o preço está imperdível! Quanto aos Aglianico, sou fã incondicional dos vinhos feitos com esta uva. Já tive azar de beber um Basilisco muito antigo e que estava passado. Mas foi azar total. No geral, sempre fui feliz com eles... E estes produtores são bons. Ambos sempre bem elogiados. Com certeza você gostará! Depois me fala o que achou.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Amigo Flávio, boa noite. Como vai? Espero que bem.
    Tive a oportunidade de provar dois dos três vinhos citado acima.
    O Altas Quintas Reserva 2005 infelizmente não estava 100%. O vinho já estava com aquela cor atijolada, mas com aspecto um pouco turvo. Aroma suspeito e acidez pronunciada. Não estava intragável, mas já havia dobrado o cabo da boa esperança. Uma pena.
    O outro vinho foi o Villa Raiano Aglianico Irpinia IGT 2007. Esse estava uma delícia. Aromas complexos com destaque para algo terroso. Uma cor linda. Tirei uma foto, se quiser posso enviá-la, só encaminhar um endereço de email. E na boca uma elegância incrível. Evaporou rapidamente durante o almoço com minha esposa.
    Quando provar o Basilisco, venho aqui deixar as minhas impressões.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo em paz, meu amigo! E você?
      Que pena que o Altas Quintas não estava com 100% das forças. As vezes acontece.
      Mas pelo jeito o Aglianico compensou, não? Depois manda uma foto para o flaviovinhobao@gmail.com , para eu dar uma olhada. O Basilisco com 10 anos deve estar bom também, não?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir