domingo, 26 de fevereiro de 2012

La Vicalanda Gran Reserva 2001, Quinta da Leda 2008, Callabriga Douro 2008 e um Sol de Sol de entrada

O amigo Carlos André nos convidou para o aniversário da Tequila, e foi em grande estilo. A abertura foi com um Sol de Sol Chardonnay 2008. Este é considerado um dos melhores Chards chilenos, e eu ainda não o conhecia. O vinho produzido pelas Viña Aquitania tinha notas de abacaxi compotado e melão, com um fundinho tostado. Em boca bastante amplo, mineral e com boa acidez. Um ótimo vinho. Mas confesso que prefiro o Maycas Quebrada Seca, que me lembra mais alguns borgonheses.
E nos tintos, a sequência foi ibérica e muito boa mesmo. Começamos por um Callabriga Douro 2008. Vinho das Casas Ferreirinha, feito com Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional. Esta última reina no inicio, com notas fortes de violeta. A madeira aparece bem após o descorche, mas com o tempo o vinho foi melhorando bastante, ficando mais harmônico. Notas de cereja e ameixa se destacavam em um fundo especiado. Um bom vinho! No entanto, ficou à sombra, e muita sombra, do próximo apreciado, do mesmo produtor. 
Eu não conhecia o danado. Era um Quinta da Leda 2008. Que beleza de vinho! Destaque total! Um equilibrio impressionante. Notas deliciosas de framboesa, ameixa e cassis, em meio a chocolate, leve baunilha, caixa de charuto e café com leite. Em boca, sedosidade pura. Todos ficaram encantados com o vinho, que a meu ver, briga de frente com seu irmão maior Casa Ferreirinha Reserva Especial.
E depois do belo Quinta da Leda, um espanhol de peso: La Vicalanda Gran Reserva 2001. Vinho Riojano produzido pelas Bodegas Bilbaínas. Eu já havia bebido o La Vicalanda Reserva 2004, mas não este top do produtor. Um belo vinho. Aromas de cereja, tabaco e de casca de laranja, e um toquezinho caramelado e de mentol (como bem observado pelo Akira). Em boca, uma ótima acidez e taninos já domados pelo tempo. Não dos mais potentes, e sim, equilibrado. Delícia de vinho ofertado pelo amigo Carlos.
Bem, eu levei o espanhol Casalobos 2005, que não gostei muito. Estava meio sem graça. Fiquei devendo para os colegas um bom vinho.
Ah, vocês devem estar querendo saber quem era a aniversariante... rs. Vai a foto abaixo. A Tequila é a simpática Rottweiler do Carlão, que completou 100 Anos caninos ontem!


6 comentários:

  1. Fala Flavio,

    Já provei o Sol de Sol 06 e o achei melhor que o Maycas de Limari Quebrada Seca, porém é aquilo, "toda unanimidade é burra", portanto preferir o Maycas ao Sol não é nenhum contra-senso.

    Abraço,

    Eugênio

    ResponderExcluir
  2. Pois é Eugênio,
    Apesar de ter gostado, eu esperava mais do badalado Sol de Sol. Achei um vinho muito bom, correto, mas sem grandes surpresas.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Flávio, boa noite!
    Fui pra Santiago com uma extensa lista, na qual estava esse Sol de Sol. Mas ele é caro até em casa, aí ficou difícil. Com mais três palitos, trouxe um Leyda Lot 5 Chardonnay e um Terrunyo Sauvignon Blanc. Quiçá tenha feito uma boa troca.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor!
      Acho que o único lugar que ele tem bom preço é nos EUA (onde pode ser encontrado por ~30 doletas). No Brasil, eu acho o preço alto. Mas o preço dos chilenos tem subido muito ultimamente. Eu ainda não bebi os que você adquiriu, mas em se tratando dos produtores, devem ser bons! Espero que goste e coloque no "Louco Por Vinhos" suas impressões.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. Flavio,
    Perdi de comprar um Quinta da Leda, tempos atrás, por um precinho camarada.
    Pelo jeito, perdi mesmo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Grande Alexandre! Infelizmente acho que perdeu mesmo. O vinho é muito bom! Elegância pura! Mas outras chances virão! Vou torcer! Um grande abraço, Flavio

    ResponderExcluir