domingo, 16 de dezembro de 2012

Carmen Gran Reserva Carmenére 2009: Bom vinho!

Eu gosto dos vinhos da vinícola chilena Carmen. O Merlot Reserva era um de meus preferidos, pelo bom preço, elegância e taninos sedosos. A vinícola é conhecida por ter sido onde a Carmenére foi redescoberta. Segundo o site da Carmen, isso aconteceu em 1994, e em 1996 foi elaborado o primero vinho com essa uva, um corte de Carmenére e Cabernet Sauvignon chamado Grande Vidure. A De Martino, outra ótima vinícola chilena,  cita em seu site que foi a primeira a exportar um Carmenére, em 1996. Bem, deve ter uma "briguinha" nesse aspecto...(rs), mas seja como for, as duas vinícolas foram fundamentais para o ressurgimento da casta no Chile e sua difusão para o mundo.
Dias atrás apreciei o Carmen Gran Reserva Carmenére 2009. É o primeiro da linha Gran Reserva que aprecio. O vinho é feito com uvas de Apalta, de baixo rendimento e com seleção das uvas mais maduras. A Carmenére é majoritária (95%), mas tem uma pitadinha de Cabernet Sauvignon (5%). A maturação é feita em barricas francesas por 10 meses e o vinho descansa 2 meses em garrafa antes de ser comercializado. É um vinho difícil de não agradar. Ao nariz mostra frutas maduras, como a cereja preta, cassis e ameixa, em meio a um fundinho tostado, tabaco e alcaçuz. Em boca o destaque é para a sedosidade. Nada daqueles Carmenéres verdes e pegados, ou daqueles com exagero de extração. Um vinho muito correto, elegante e fácil de beber. Bom mesmo! Pelo preço (mesmo com o doleta alto e tudo mais), vale a pena. O vinho é importado pela Mistral.

2 comentários:

  1. Flávio, tb achei o vinho muito sedoso.
    Percebi um pouco mais de tostado e baunilha no início, mas nada que não passasse com a aeração. Um bom representante do novo mundo.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Vitor! É bom representante do novo mundo, muito fácil de agradar. Sem dúvida ótimo para introduzir uma pessoa ao mundo do vinho.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir