sexta-feira, 21 de junho de 2013

Castillo Ygay 2004, Carmelo Patti Gran Assemblage 2003 e Solar dos Lobos Reserva 2008: Belo trio na confraria!

Nessa última semana éramos apenas 4 na confraria. Mas a noite foi boa... Paulão chegou chutando o balde, com um Castillo Ygay Gran Reserva Especial 2004. O vinho era um replay, pois o Rodrigo havia levado um tempos atrás, em uma grande noite (clique aqui). Mas que replay bem-vindo! É um vinhaço! Riquíssimo em todos os aspectos: Cor, aromas e paladar! Um Rioja típico, com notas de cerejas, cítricas, de madeira e especiarias. Em boca, acidez perfeita e taninos finíssimos. Esse nem precisa comentar muito. É só elogiar... Quando atingir a maturidade de seu irmão mais velho, o 2001, ficará ainda melhor. Valeu Paolão! Foi o rei da noite, claro.
O JP levou outro belo vinho, o Carmelo Patti Gran Assemblage 2003. Tempos atrás apreciamos um Cabernet Sauvignon 1996 do mesmo produtor (clique aqui), mas esse assemblage é outro comprimento de onda. Um vinho muito rico, difícil de ser identificado como um argentino. O vinho é feito com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Malbec, e passa 12 em barricas francesas. Ao nariz mostra notas de frutas vermelhas, tabaco e especiarias. Em boca é muito elegante, com taninos perfeitos e levemente terrosos. Delicioso! Um vinho distinto e que nada tem a ver com bombas de frutas. Melhora sensivelmente com tempo em taça. Se tiver um desses, não hesite em decantar. Veja aqui comentários do amigo Vitor , do Louco por Vinhos, sobre o mesmo vinho.
E o último vinho foi levado por este que vos escreve. E confesso que foi uma excelente surpresa. Há uns tempos estava querendo apreciar vinhos da vinícola Solar dos Lobos, e esse Solar dos Lobos Reserva 2008 foi uma ótima introdução aos vinhos dessa vinícola alentejana. É um vinho que precisa de decanter. No começo, mostra umas notas de folhas secas que ofuscam um pouco a fruta. Mas depois de um tempo, tudo se integra. Ele puxa um pouco pro estilo do Mouchão. A Alicante Bouschet (30%) dá o ar da graça, dividindo o corte com a Syrah (50%)  e Touriga Nacional (20%). São 12 meses em barricas francesas (30% novas e 70% usadas). Os aromas balsâmicos se misturam à amora madura e especiarias. Em boca é volumoso, elegante e com ótima presença. O final é bastante prazeiroso. Fica melhor ainda com comida. Valeu cada centavo que paguei. Era o mais barato da noite e não fez feio. Estou ansioso para beber agora o outro que comprei no pacote, o Grande Escolha, que dizem ser uma beleza.
Isso aí, pessoal! Três ótimos vinhos e noite agradabilíssima!

6 comentários:

  1. Ahhhh papai!!! Castillo Ygay eu gosto muito!!! Tenho uma mini-vertical dele 64, 89 e 98!

    Flavio a VINUM BRASILIS desse ano já tem data: 14 e 15 de agosto. Esse ano você não tem desculpa para não vir hein?!!!! Você e quem quiser chamar também.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ygay é coisa boa... E quanto mais velhinho, melhor. Esse 2004 ainda parece novo. Essa mini-vertical que você tem deve estar sensacional. Espero que logo a execute. Já que você está aí pertinho, e gosta de Alentejanos, não deixe de experimentar o Solar dos Lobos vendido pela Sabores de Portugal, em Goiânia. O preço está bom e o vinho surpreende.
      Quanto à VINUM BRASILIS, obrigado pelo convite! Farei o possível para ir. Tenho uma banca na Unicamp no dia 16 e talvez até aproveite a viagem de volta. Serão dois dias iguais ou com programação diferente?
      Abraços,
      Flavio
      Ps. Quando tiver o release do evento me envie para eu divulgar aqui.

      Excluir
  2. Flavio a programação da Vinum Brasilis é a mesma para os 2 dias (14 e 15) o que muda são as degustações paralelas que fazemos e você vindo eu te incluirei nelas.

    Assim que tiver o release da feira te envio.

    Valeu o toque do Solar dos Lobos, vou procurar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Eugênio! Obrigado! Aguardo o release.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
  3. Opa!!!
    Agora sim, Flávio! Decantando, os vinhos do seu Carmelo crescem demais! Não sei se vc pode dar-lhe tempo, mas ele fica especialmente bom depois que respira bastante. Bem, se ainda não provou aquele Cabernet 2004, agora vai acreditar na dica, rs.
    Aproveitei sua dica e peguei o Solar dos Lobos Grande Escolha. Foi um dos últimos antes do recesso obrigatório...
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor!
      Rapaz, ficou bom demais depois de aerado. Muito bom, mesmo! Valeu a dica. Vejo que desperdiçamos aquele Cabernet 1996 que tomamos meses atrás...rs. É que o Tom chegou com ele de sopetão, pois se tivesse a sua dica antes, teríamos aproveitado um vinhão. Mas eu ainda não bebi o Cabernet 2004. Com esse sim, cumprirei o ritual...rs.
      Que legal que pegou o Solar dos Lobos Grande Escolha. Eu só ouvi elogios prá ele. E pelo seu irmão menor, o Reserva, deve ser um vinhão. Bem, só bebendo... Mas sei que você vai guardá-lo um bom tempo e bebê-lo na hora certa...rs. É novo ainda, não?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir