segunda-feira, 8 de julho de 2013

Peter Lehmann Riesling 2006, Memorias 2009 e Chocapalha Reserva 2007


Nessa sexta-feira passada resolvemos, Akira, Carlão e eu, beber uns vinhos. O Akira entrou com um Peter Lehmann Riesling 2006. O produtor é bom e os Rieslings australianos costumam ter boa qualidade. O vinho, de bela cor amarelo ouro com nuances esverdeadas (Vixe, um daltônico escrevendo isso? rs), tinha aromas de maçã verde, florais, um toquezinho amendoado e aquelas notas de  querosene típica de muitos Rieslings. Em boca repetiu o nariz e deixou um final com notas de mel e amêndoas.  É um vinho meio seco e que acompanharia bem um prato com camarões. É bom, mas não dos meus preferidos. As notas de querosene estavam um pouco salientes para o meu gosto e eu tenho preferência pelos Rieslings mais secos e minerais. Nota: Infelizmente, o grande Peter Lehmann faleceu nesse último mês de junho. Ele já estava aposentado, e a vinícola havia sido vendida para o famoso grupo suíço Hess.

O Carlão levou um Memorias 2006, chileno da vinícola El Principal. O vinho, que é o segundo vinho da vinícola, é feito com 74% Cabernet Sauvignon, 13% Carmenére, 8% Petit Verdot e 5% Cabernet Franc. Passa 15 meses em barricas francesas. Esse denuncia sua nacionalidade já nas primeiras cafungadas. A fruta madura é acompanhada pelas notas herbáceas da Carmenére, que embora participe com apenas 13%, aparece bastante. Em boca repete o nariz, é levemente terroso e, depois de um tempo, mostra notas adocicadas. Não fez minha cabeça, ainda mais considerando o preço. 

Eu levei um Chocapalha Reserva 2007, que já apareceu aqui no blog (clique aqui). Portanto, não comentarei muito sobre ele, que é feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Syrah. Mas tenho que repetir que é um vinho muito bom, rico, que evolui muito bem em taça e vale cada centavo. Não teve jeito, para o meu gosto, deu uma chinelada no Memorias. Recomendo!

2 comentários:

  1. Flavio,
    Que bela foto dessa taça com o Peter Lehmann, belíssima cor!
    Já provei o Calicanto, uma linha abaixo desse Memorias e com preço melhor. Boa compra, mas a carmenere, que acho até ser em maior %, aparece bastante tb.
    Tenho curiosidade nesse Chocapalha Res. Já provei o Quinta de Chocapalha, mas vou em busca desse aí.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Belíssima cor, né? Rapaz, e o preço que meu amigo pagou nele no Outlet da Expand foi mais bonito ainda. Uma pechincha. Eu queria ter bebido ele acompanhado de um camarão. Seria par perfeito.
      Sabe que uma vez provei os 3 da El Principal e pelo conjunto da obra (preço/prazer) o que me agradou mais foi o Calicanto?
      O Chocapalha Reserva é um vinhão! E está a um preço legal na Sabores de Portugal (www.saboresdeportugal.com.br). O preço dele geralmente é maior.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir