terça-feira, 3 de setembro de 2013

Clos Floridene 2009: Mais um Bordeaux de bom preço e (muito) boa qualidade

O Clos Floridene é talhado sob a batuta de Denis Dubourdieu, que é conhecido pelos seus ótimos brancos, tanto os secos quanto os Sauternes Chateau Cantegril e Doisy-Daene. No portfólio está ainda o grandioso Sauternes L'Extravagant (para quem quer, e pode, gastar bastante). Embora não tão famoso, ele é comparável ao grande Chateau D'Yquem, para o qual Dubourdieu já deu consultoria. Bem, mas voltando a este tinto que bebi na última sexta-feira, o Clos Floridene 2009, ele é feito na região de Graves com 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot, maturando 12 meses em barricas de carvalho francês (1/3 novas). Eu imaginava se tratar de um bordozinho leve, frutadinho e fácil de beber. Nada! É austero e com boa estrutura. A fruta está lá, com notas de cassis e amoras, mas entre notas especiadas e minerais bem firmes. A pimenta branca aparece, assim como o tabaco e toques defumados. Em boca é seco, mineral e com final longo. Ainda está jovem e a madeira aparece um pouco. Os taninos ainda anseiam por uns aninhos para entrarem na melhor forma, mas nada que nos impeça de apreciá-lo agora (depois de uma horinha de decanter e de preferência com comida). Se você tiver paciência, guarde em adega por uns tempos e terá uma boa surpresa. É um vinho muito bom e que oferece bastante pelo preço. Vi que na Winestore (loja virtual que oferece os produtos da Casa Flora) está a 128 (eu paguei 100 pilas...rs). Vale, tranquilo. Pode comprar. Se você não gostar, aguento o xingo...rs. Só a título de informação, a WS outorgou 90 pontos para este 2009 e 91 para o 2010. 

12 comentários:

  1. Flávio,

    Vou atrás!

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre,
      Legal! No começo, eu fiz uma comparação imediata com o Chateau Hyot que havia bebido dias atrás, principalmente pelo preço (o Floridene é um pouco mais caro). Mas são estilos bem diferentes. Enquanto o Hyot mostra mais fruta e é mais fácil de beber, o Floridene é mais mineral e com um toque de pimenta branca legal. Acho que você vai gostar. Se não encontrar, dá um alô que eu acho o danado aqui e te envio.
      Abração!
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,
    Boa compra de Bordeaux? Isso non ecsiste!!!rs
    Olha, confesso que até evito comprar Bordeaux... é duro achar algo que realmente compense, por isso que sua dica é de grande utilidade.
    Valeu!
    Abs,
    Vitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vitor...rsrs. Difícil mesmo achar boa compra de Bordeaux. Ainda mais aqui no Brasil, onde um bordozinho de 20 Euros aparece nas prateleiras por 250 pilas. Bem, o famoso Reinac, que "bateu" (rs) bordozões às cegas na França, custa lá fora 18 doletas e era vendido aqui no Brasil por 500 pilas. Bem, depois baixou para 250...rs.
      Eu também não vou muito atrás dos Bordeaux, principalmente se forem dos grandões. E mesmo para trazer de fora, prefiro um espanholzão ou italianão de 100 doletas que um bordeaux no mesmo valor. Aqui no Brasil, quando pinta um recomendado e por bom preço, arrisco. Das últimas duas vezes me dei bem. O Hyot e esse Floridene corresponderam às expectativas.
      Espero que a dica seja certeira e que você goste.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  3. Flávio,
    Um Bordeaux que para mim é quase imbatível na qualidade x preço é o Moulin d'Issan. Dê uma olhada nele.
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Márcio,
      Obrigado pela visita e pela dica! Você sabe onde vendem o Moulin D'Issan? Tentei encontrar na internet e não consegui.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. Flávio,
    Aqui em Brasília ele é vendido na Vintage Vinhos. Acho que da última vez que o comprei paguei 130 reais. O Blasson D'Issan também é vendido por eles mas esse eu não sei o preço.
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Márcio!
      Que preço bom, hein? Depois que você deu a dica eu busquei na rede e vi um monte de elogios para este vinho. Tentarei encontrá-lo. Valeu!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
    2. Flávio,
      Após o bate-papo sobre o Moulin, deu saudade e resolvi ir até à Vintage hoje para comprar uma garrafa e ao chegar tive uma grata surpresa! A safra 2010 está por 99 reais! Por esse preço ele fica imbatível. Perguntei se eles despachavam para São Paulo e disseram que sim. Aproveite!
      Obs.: o Blasson D'Issan (2º vinho do Chateau D'Issan está por 195 reais).
      Abraços,
      Márcio

      Excluir
    3. Grande Márcio!
      Obrigado pela dica! Vou contactar o pessoal da Vintage. Talvez eu vá a Brasilia no próximo mês. Se for, já pego pessoalmente. E quem sabe não nos vemos para apreciar umas taças juntos? Aliás, dá para juntar uma turma boa aí de apreciadores de vinho.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
    4. Grande Flavio!
      Será um prazer poder tomar umas taças com você! Poderíamos combinar com o Eugênio e espero ter algum vinhobão na minha adega para oferecê-lo a você.
      Abraços,
      Márcio

      Excluir
    5. Caríssimo Márcio,
      O prazer será todo meu! Vamos sim combinar com o Eugênio e se der certo, com os outros dois amigos de Brasilia que estão sempre presentes aqui no blog.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir