quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mas Martinet Menut 2009: Priorato a bom preço

Todos sabemos que comprar um bom vinho do Priorato exige desprendimento. Mas dá para encontrar coisa boa a um preço razoável. O exemplo é este Mas Martinet Menut 2009. O vinho é feito com Garnacha (50%), Cariñena (15%), Syrah (15%), Cabernet Sauvigon (10%) e Merlot (10%). A maturação é feita por 18 meses em barricas de carvalho francês. O vinho é muito agradável ao nariz, com notas de ameixa e kirsch, em meio a alcaçuz, chocolate e um toque balsâmico. A mineralidade também se mostra ao nariz, mas é em boca que se manifesta, mostrando esta característica presente em bons vinhos do Priorato. A acidez é vibrante e deixa o vinho com um frescor muito bom. Os taninos são firmes e devem arredondar com o tempo. O final é um pouco curto, infelizmente. Outra coisa: É para beber no dia. Sobrou metade na garrafa e mesmo eu tenho utilizado o Vacuvin, o vinho perdeu bastante de um dia para o outro. Mas ele tem boa qualidade, e pelo preço, vale a pena ser conhecido. Quero ver o que acontece com outra garrafa que deixei na adega. Eu comprei na Wine por bons 70 Reais. Na Grand Cru está um pouquinho mais caro, mas o 2006 já esteve em oferta lá por cerca de cinquentinha. Subiu bem de uns tempos para cá. Bem, mas Priorato bom, a este preço, é difícil hein!

8 comentários:

  1. Flávio, vc já experimentou o gr 174? Talvez seja um páreo interessante. Abs, Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano,
      Ainda não! E vi que tem bom preço também, né? E comparando com o preço que custa na Espanha (~10 Euros), seu preço aqui é convidativo. É legal o vinho?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Flavio, experimentei há alguns meses. Tem boa tipicidade, mas acho que merece alguma guarda, uma bela aerada e um prato potente. Vou guardar um tempinho minhas outras gfas. Vale a tentativa, eu acho. Abs, Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiano,
      Eu gosto muito dos vinhos do Priorato e também da região de Toro. Ambos densos e que ganham muito com a guarda. Eu tentarei encontrar o GR174. Valeu a dica!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Flávio,

    Valeu pela dica, vinhos do Pritorato raramente custam menos que 100.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Alexandre! Dificil achar um vinho da região a bom preço. Espero que goste deste. Eu achei uma boa compra.
      Ah, está quase tudo certo para eu ir à Brasilita nos próximos dias 21 e 22. Vamos ver se nos reunimos para beber uns vinhões!
      Abraços,
      Flaivo

      Excluir
  4. Peguei minha botella, Flávio!
    Veremos como ele estará daqui a 02 anos.
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Rapaz, queria ter sua paciência...rsrs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir