sábado, 9 de novembro de 2013

RJ Distinto 2004: Ótimo blend argentino de Joffré & Hijas!

Raúl Joffré e suas 4 filhas produzem vinhos no Vale do Uco desde 1998. São 60 hectares dedicados à plantação de diferentes castas. O RJ é da linha Family Wine, o top da vinícola. São dois tipos produzidos, o RJ Distinto e o RJ Malbec. Esse RJ Distinto 2004, ofertado pelo meu amigo Paolão, foi produzido com Malbec, Cabernet e Merlot, e passou 18 meses em barricas de carvalho francês. O vinho descansou ainda dois anos em garrafa antes de ir ao mercado. A produção é relativamente pequena. Esta garrafa era a número 341 de 6.000. O vinho tem aromas de cassis, ameixa, chocolate e leve apimentado. Em boca é amplo, denso, mas muito elegante e sedoso. Acidez correta e taninos redondinhos. Vinho sem excessos, principalmente no que tange ao dulçor típico dos vinhos argentinos. Muito bom! Mais uma mostra da qualidade e boa longevidade dos blends argentinos.

Ps1. Nem o vinho, nem seu preço, são doces. Bem, mas aí o problema já passa para o Paolão...rs.
Ps2. Às vezes o nome Joffré é grafado com um "f". Mas Raúl assina com dois. Assim, preferi grafar como ele assina.

2 comentários:

  1. Flávio,
    Parece que o único problema do vinho é seu preço. Lembro que ele ficou dando mole no botafora da World Wine por algumas semanas... e continua disponível no site. Quem sabe não volta num preço camarada em 2014? Vamos ficar de olho!
    Abs,
    Vitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitor,
      Realmente o problema é o preço. No preço de botafora, é uma bela compra. Vamos torcer para que agora em janeiro a WW o coloque em promoção. Isso aí, vamos ficar de olho!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir