segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mas Borràs 2006: Pinot Noir classudo de Miguel Torres!

Miguel Torres produz belos vinhos na Espanha e Chile. E além do seu famoso Cabernet Sauvignon Mas La Plana, produz um excelente Pinot Noir, como este Mas Borràs 2006. O vinhedo Mas Borràs fica em Santa Maria de Miralles (Penedés), em uma região de altitude  e fria, que segundo a vinícola Torres é apropriada para o cultivo da Pinot Noir. Como citado no site da própria vinícola, é um dos poucos vinhedos de Pinot Noir plantados na Espanha. Eu só havia bebido um Pinot Noir espanhol, feito na região de Granada, o excelente Cauzón (clique aqui). Como o seu irmão Cabernet Sauvignon Mas La Plana, o Mas Borràs surgiu para o mundo ganhando prêmios importantes em concursos de vinho em Paris. O vinho, que vem em uma garrafa imponente, passa 9 meses em barricas de carvalho 50% novas, que marcam presença positivamente. Ao nariz o vinho mostra notas de cereja, minerais, couro, ervas secas e tostado. Em boca é intenso, mineral, com ótima acidez (que lhe aporta frescor), taninos finos e final longo e levemente tostado. Evolui muito bem na taça. Destaque para o seu lado mineral  e intensidade (herança Catalunha?). Parece em estilo com seu conterrâneo Granadino, mas é mais denso. Um ótimo Pinot Noir, que tem identidade própria.  No dia que levei para beber com os amigos Tonzinho e JP, comentamos que ele tinha alma própria. Não tendia para Borgonha, embora fosse cheio de elegância, e tampouco para a fruta e extração exagerada geralmente encontradas em Pinot Noir sulamericano, por exemplo. Gostei muito, claro!  


2 comentários:

  1. Grande Flavio!
    Estou meio sumido dos comentários, inclusive do meu blog (rs).
    Mas sempre passo aqui no Vnho Bão.
    E não poderia deixar de falar do Mas Borràs.
    Já faturei 3 garrafas do 2004, de um "lote" que comprei, e ainda tenho mais 1.
    Gostei muito desse pinot.
    Evolui muito bem, como disseste, tanto na taça quanto na garrafa.
    O problema é segurar a fera na botella!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Muito bom ter sua visita aqui, meu amigo. Também passo sempre no Vinho por Favor. Inclusive, vi lá a postagem sobre o belo Mas Borràs 2004. Realmente um grande Pinot, não?
      Pena que aqui no Brasil chegue com um preço meio salgado, né?
      E coo você disse, o problema é segurar a fera na botella...rsrs. Evapora logo! A propósito, gostei do seu comentário comparando com os borgonheses e novomundistas. Concordo plenamente!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir