sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Bela noite: Alfa Centauri Sauvignon Blanc 2008, Guidalberto 2011, Cortes de Cima Trincadeira 2011, Magnesia 2013, Alfa Crux Blend 2007 e Royal Tokaji 5 Puttonyos 2009!

Esta postagem também estava engavetada, há muito tempo. Foi uma noite com ótimos vinhos. 
Para começar, o vinho que levei: Alfa Centauri Sauvignon Blanc 2008. Sauvignon de O.Fournier, barricado, mais ao estilo Bordeaux que Loire. Recebeu muitos elogios da crítica, sendo considerado por alguns, o melhor feito com a casta tempos atrás. Cor bonita, brilhante, ele é rico em aromas cítricos, nozes e minerais. Em boca, repete o nariz e mostra-se denso e cremoso. Ótima persistência! Sauvignon de muita classe. Recomendado! O Rodrigo pediu um ceviche para acompanhar, mas a conclusão, muito acertada, foi que o prato estava ótimo, o vinho idem, mas os dois juntos não. Era Sauvignon para pratos menos frescos, mais encorpados.






Indo para os tintos, um ótimo Cortes de Cima Trincadeira 2011, levado pelo rei dos portugueses, Paulinho. Vinho com destaque para a fruta silvestre viva, toques florais e leve baunilha. Em boca, bom frescor e mineralidade. Havia provado tempos atrás, e gostado muito. Achei destaque entre os vinhos produzidos pela vinícola em 2011, na mesma faixa. 
O Thiagão levou uma novidade: Magnesia Öküzgözü 2013. O vinho é da Turquia, e feito com a uva Öküzgözü (quanta trema!). A fermentação é em inox e a maturação por apenas 6 meses em barricas usadas. Assim, não há marcas da madeira. O vinho tem cor clara e aromas frutados, de morango e framboesa. Em boca é bem leve, pouco tanino e com baixa acidez. Bem levinho e final curto, mas fácil de beber. Agradável, mas faltou "punch". Já não foi o caso dos dois tintos à direita dela na foto.
O Guidalberto 2011, da Tenuta San Guido, levado pelo Tonzinho, era um corte de Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%), com maturação por 15 meses em barricas francesas e uma pequena porcentagem em americanas. Ele tinha aromas ricos de cereja preta, amoras, alcaçuz e pimenta-do-reino. Intenso em boca, com ótima acidez e taninos finos. O final era longo e rico em especiarias. Belo vinho! Para alguns anos de adega ainda. Uma ótima apresentação ao seu irmão maior, Sassicaia...
O JP levou um querido da turma: Alfa-Crux Blend 2007. Mais um bom vinho de O.Fournier, já com um bom tempo de garrafa. Corte de Tempranillo, Malbec e Cabernet Sauvignon. Sempre digo que, com os olhos fechados, muita gente diria se tratar der um bom espanhol. Vinho com aromas de cereja, ameixas, toffee, especiarias e um fundinho de menta. Em boca, boa acidez, taninos macios e final longo. Muito gostoso, sempre.
E para finalizar a noite, acompanhando a sobremesa, um belo Royal Tokaji 5 Puttonyos 2009, levado pelo Caião. Delícia de Tokaji, com notas de damasco, cítricas, gengibre e mel. Fechou a noite com muita classe.
Isso aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário