sexta-feira, 20 de abril de 2018

Teho Tomal Vineyard Malbec 2011: Grande

Teho Tomal Vineyard Malbec 2011: Vinho da jovem e premiada bodega Teho e Zaha, feito com uvas de La Consulta. Teho  significa "Sangue da terra" na linguagem nativa Huarpe, de Mendoza. O vinho é feito com uvas de vinhedos de mais de 75 anos de idade, e é composto por 90% Malbec e 10% de um mix (field blend) de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Syrah e Tempranillo. As plantas são de baixo rendimento, possuindo 3-4 cachos por planta. O vinho matura por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. O vinho tem uma bela cor granada, brilhante. Ao nariz msotra aromas florais, de cerejas, framboesa e minerais (grafite). Em boca apresenta ótima acidez, que lhe aporta frescor e equilibra o dulçor típico da casta (que não se faz tão presente). Os taninos são firmes e o final longo, floral e mineral. Um ótimo vinho, que foge do estilo da maioria dos Malbecs. Os vinhos Teho têm arrebatado altas notas da crítica. O Tomal 2014, por exemplo, foi eleito pelo crítico Tim Atkin o melhor vinho argentino, com 98 pontos! Logo devo beber o blend, que pelo jeito, é bão tamem!

Ps. Vinho garimpado e gentilmente enviado a este que vos escreve pelo amigo Vitor, ex-blog Louco por Vinhos. Valeu, Vitor!

4 comentários:

  1. Olá, Flavio!
    Tenho visto muitas referências a este vinho, ou à linha de vinhos dessa Bodega, pois são vários (malbec, blend, branco, vinhedos diversos...).
    E como tem coisa nova/diferente surgindo na Argentina. No Chile também.
    Muito interessante e bom, pelo jeito.
    Abraço ao amigo e abraço também ao Vitor, Louco por Vinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Pois é... O Vitor me recomendou e o danado é mesmo muito bom. Acredito que o blend deva ser ainda melhor. Estou com ele aqui e devo beber logo. Realmente há muita coisa nova na Argentina e Chile, né? Coisas diferentes, novos produtores, novas tendências. Acho legal isso! O pessoal não parou no tempo.
      Grande abraço! Com certeza o Vitor lerá o seu comentário também!
      Flavio

      Excluir
  2. Valeu.
    Vamos ver se tb aprova o 1955 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Logo abaterei. Ele e o Mosquita tinto! rs.
      Abs,
      Flavio

      Excluir