domingo, 20 de novembro de 2011

Tsantali Mavrodaphne de Patras - Vinho de sobremesa bom e barato!

Tempos atrás, vi no supermercado Carrefour um vinho Grego de sobremesa que havia lido comentários em uma revista, que infelizmente não me lembro qual. Resolvi então adquirir uma garrafa, mesmo por que, tinha um preço muito bom. Eu não sou lá de adquirir vinhos em supermercados, mas este foi uma grata surpresa. É um Tsantali Mavrodaphne de Patras Cellar Reserve. A Tsantali é uma empresa centenária que produz também os famosos Tsipouro e Ouzo. O vinho em questão é feito com a uva autóctone Mavrodaphne. A uva é fermentada até que metade do açucar tenha sido convertido em álcool, quando então a fermentação é interrompida pela adição de aguardente vínica até atingir 18% de álcool.  O vinho envelhece 5 anos em barrica. Sua cor é escura, tendendo ao café. Ao nariz, é bastante complexo, com notas de açúcar mascavo, ameixa, passas, figo seco e café. Em boca é muito gostoso, puro, ou acompanhando clássicos como queijos azuis e chocolate. Mas o produtor sugere em seu site bolo de cenoura. Eu experimentei com todos estes, e digo que ficou ótimo com chocolate meio amargo e também muito bom com o bolo de cenoura! Valeu a experiência! Uma alternativa boa e barata aos vinhos do Porto.

2 comentários:

  1. Flavio, que surpresa nesta manhã de domingo.
    Comprei esse vinho por curiosidade, há uns meses, tb no Carrefour. Ainda não abri. Procurei alguma coisa na internet e pouco encontrei.
    E agora me deparo com o teu rico comentário.
    Legal. Bom custo benefício então.
    Em outra ocasião que fui no mesmo Supermercado já não o encontrei mais.
    No aguardo de uma oportunidade para degustá-lo.
    Bolo de cenoura? Esse teu aí está demais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre!
    Obrigado pela presença constante aqui no blog! Pois é, também fiquei curioso quando vi o vinho e resolvi experimentar. E é bom. Ah, esqueci de citar que resfriei um pouquinho (15-16 graus). E dá certo mesmo com o bolo de cenoura! E esse tá bonito, né? Mas vai bem também com tortas de chocolate.
    Grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir