domingo, 2 de junho de 2013

Dois alentejanos na faixa de 50 pilas: Marquês de Borba 2010 e Carlos Reynolds Colheita 2009

Bem, para dar uma quebrada no ritmo, postarei sobre dois vinhos portugueses, mais especificamente, do alentejo, que bebi em paralelo. Os dois têm preço, por volta de 50 pilas. 
O Marques de Borba 2010 é encontrado por um pouco mais de 50, mas essa garrafa paguei ótimas 39 pilas no supermercado Jaú Serve, de Jaú, a cidade de Saul... Saudades dele, que bebia e entendia de vinho. Sem frescura e sabendo do que estava falando (coisa difícil hoje em dia...rs). Voltando ao Marquês de Borba 2010, ele é feito majoritariamente com Aragonez e Trincadeira, mas tem pitadas de Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon (na safra de 2011 mudou bastante a composição). A fermentação é em inox e a maturação em meias-pipas de carvalho de segundo uso. É um vinho com aromas de frutas silvestres, florais e especiarias. Em boca é fresco, com boa acidez e taninos bem acertados. Um vinho fácil de beber e que acompanha bem comida. Por 39 pilas vale comprar algumas garrafas. Bem, João Portugal Ramos é sempre boa pedida. O seu Marquês de Borba Reserva é considerado por muitos (inclusive esse que vos escreve) um dos melhores vinhos Alentejanos. 
O segundo vinho, o Carlos Reynolds Colheita 2009 tem composição parecida (Aragonez 40%, Trincadeira 40% e Alicante Bouschet 20%). Era vendido por 60 pilas na Wine, mas agora está em oferta, por 40 (e para sócios, boas 34 pilas!). A maturação é feita por 8 meses em grandes balseiros de carvalho francês (capacidade para 15 mil litros), produzidos pela tanoaria Seguin Moreau. Difere bastante do vinho anterior. Ao nariz mostra notas tostadas, frutas maduras em compota (ameixa e cereja), alcatrão e alcaçuz. Em boca mostra bom corpo, boa persistência e taninos redondos. Mas confesso que a madeira me incomodou um pouco. Só melhorou depois de bom tempo aberto. Deve agradar quem gosta de vinhos amadeirados. Eu tenho minhas restrições. Por esse motivo, fico com o Marquês de Borba, que possui mais frescor.
Issa aí!

4 comentários:

  1. Blz Flávio

    Olha eu gostei mas do Carlos veja o comentário no meu blog:
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2013/05/carlos-reynolds-colheita-2009.html
    do que o Julian (seu primo); mas concordo contigo, apesar de eu gostar do sabor amadeirado, este passou um pouco do ponto

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Acessei sua postagem! Legal! A costelinha argentina estava bonita, hein? Então, eu ainda não experimentei o primo dele. Vi que têm cortes diferentes. Acredito que o Carlos pode melhorar com algum tempo de adega, equilibrando mais a madeira. Do jeito que está, para o meu paladar, pega um pouquinho. Experimente um dia o Marquês de Borba. Acho que você vai gostar.
      Obrigado pela referência na sua postagem!
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. O vinho Marques de Borba em Lisboa custa aproximadamente R$ 14,00, isto mesmo, apenas quatorze pilas.

    Osmir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Osmir... É aquela velha conta: Preço em Euros X 10= Preço aplicado no Brasil em Reais... É um absurdo total o preço que pagamos aqui.
      Abraços e obrigado pela visita! Seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir