terça-feira, 16 de setembro de 2014

Assobio 2011: Compre uma caixa e divirta-se!

A badalada safra de 2011 em Portugal continua a nos brindar com belos vinhos e boas surpresas. E não é só nós que achamos. A Wine Enthusiast mandou 94 pontos para este Assobio 2011, que também tem recebido muitos elogios de apreciadores portugueses. E vem de novo a tônica dos pontos...rs. Mas vamos esquecer um pouco disso para tratar deste vinho. É o vinho de entrada da Quinta dos Murças, incursão da Alentejana Esporão pelo Douro. O vinho é feito com Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca. Apenas 20% estagia em barricas de carvalho novas e usadas de carvalho francês e americano. Se a intenção era evitar que a madeira deixasse marcas no vinho, conseguiram. Ele prima pela fruta viva, com clareza, em notas de framboesas e cerejas, envoltas por notas florais, especiadas e minerais. Parece muito para um vinho deste preço, não? Pois é... O álcool é um pouquinho saliente no começo, mas com o tempo vai se equilibrando. Notas minerais e especiadas vão se acentuando em taça. Em boca, destaque para seu frescor e vivacidade. Rico para um vinho na sua faixa de preço. Bom sozinho, mas melhora com comida. Se for bebê-lo, deixe decantar por um tempo, mas prove uma taça no começo para ver como é vivo. É daqueles para comprar de caixa. Tem potencial para ser guardado ainda por uns anos. Acredito que em 2-3 deve ganhar complexidade. Muito bom vinho! Recomendo! A Ary Delicatessen está com uma oferta muito boa. Pode comprar. 

8 comentários:

  1. Provei este vinho recentemente e ´um belo vinho que se vai mostrando, tem complexidade para se mostrar no seu melhor daqui a 2/3 anos sem duvida porque neste momento nao vale 94 pontos...mas pelo preço vale a pena!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rui,
      Obrigado pela visita e comentário. Concordo com você: Ele deve melhorar em 2-3 anos, quando espero, justifique os portentosos 94 pontos. Mas independente disso, é um ótimo vinho, principalmente considerando o seu preço (mesmo aqui no Brasil...rs).
      Abraços e seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir
  2. Eu não consigo entender esse "problema" que você tem com notas... Eu, por exemplo, leio o que os críticos dizem sobre os vinhos que bebem e pronto se eu acho que se enquadra no meu gosto, vou e experimento. Vou te dar uma dica: você precisa procurar os caras certos. Eu, por exemplo, leio João Filipe Clemente, Luiz Cola, Didu Russo, Luiz Horta e um tal de Flávio Henrique... Muito bom esse menino! Brincadeira a parte, gosto muito do seu blog e um dia vou poder abrir garrafas no mesmo naipe que as que passam por aqui. Acho que é só encontrar os amigos certos para poder dividir essas delícias. Grande abraço e muito vinho bão prá você e seus amigos! FAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo FAS,
      Muito obrigado pelo divertido e gentil comentário.
      Acho que eu tenho mesmo ficado um pouco encabulado com as notas...rs. É que tenho visto muitas discrepâncias e incongruências. Mas também tem muita coisa que bate...
      Eu concordo plenamente com o que você faz, ou seja, ler o parecer dos críticos, beber e ver se enquadra no seu gosto. Tem aqueles que o gosto bate, outros nem tanto. Esta lista que você cita é muito boa! O último dela, já não sei...rs. Muito obrigado por me incluir nela. É motivo de orgulho, pois é um time de craques.
      Fico muito feliz que goste do blog. Isso me incentiva a sempre atualizá-lo. Minha sorte é ter uns amigos que viajam bastante e mandam ver em bons vinhos. Como são muitos, a diversidade é grande, o que é muito legal. Bem, quem sabe um dia não lhe recebemos aqui para umas taças?
      Um grande abraço e muito vinho bão para você também! Seja sempre bem-vindo!
      Flavio

      Excluir
  3. Blz Flavio

    Olha meu amigo, o 2.011 não provei, mas o 2.010 estava melhor que o 2.009. O leve toque de tabaco deu um algo a mais. Este tb estava mais redondo que o anterior.

    Abs
    Orlando
    IT: segue post
    http://vinhoeoquemais.blogspot.com.br/2014/08/assobio-douro-doc-2010.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Orlando,
      Legal! Eu vou pegar uma garrafa do 2010 lá no Idinir para comparar com o 2011.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  4. Flavio,
    Outro português que está valendo bastante a pena é o Altano.
    Abraços,
    Márcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcio,
      Ótima lembrança! Eu comprei o Altano 2011, mas ainda não bebi. Você já o experimentou? Seria legal abrir ele e o Assobio juntos para um paralelo, não?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir