terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mas Donis Barricas Old Vines 2012: 94 pontos???

O Carlão resolveu servir umas taças às cegas para apreciarmos e tentar identificar a procedência. O vinho me lembrava, em aromas e boca, alguns de Toledo e Valdepeñas, Espanha. Tinha um jeitão meio rústico. Em boca, na primeira golada, passou reto, mostrando-se muito fechado. A fruta estava ausente. Foi aí que o Carlão resolver mostrar que era um Mas Donis Barricas Old Vines 2012, da Celler de Capçanes, Monsant, Espanha. Este vinho faturou 94 pontos de Mr. RP e muitos elogios no mundo virtual. Principalmente pela sua relação preço/qualidade (no Brasil custa entre 70-80 Reais). Eu tinha curiosidade para conhecê-lo. Mas a decepção foi clara, pelo menos naquele instante. Depois de um tempo aberto as coisas foram melhorando. Ao nariz era melhor, mostrando notas florais, de pétalas de rosas, ameixa, notas balsâmicas, licorosas e minerais. Em boca ficou reticente por muito tempo, até que depois de umas 2 horas começou a se abrir e melhorar. Durante este tempo mostrou-se seco (o que me agrada), pouca fruta e até mesmo rusticidade. No final é que melhorou, se abrindo mais e mostrando qualidades. Foi tendendo a acompanhar o nariz e mostrava um lado picante, balsâmico e mineral. É vinho com boa estrutura e que deve ganhar com adega. Agora, está difícil. Se a pessoa beber uma taça logo ao abrir ficará decepcionada e perguntará: "De onde vieram estes 94 pontos?". Aliás de qualquer forma, mesmo depois da melhora, eu lhe outorgaria no máximo uns 89... Mas como não sou pontuador, prefiro dizer que achei um exagero. E muita gente diz que o preço é levado em consideração na pontuação, o que acho um absurdo! Afinal, as análises técnicas de um vinho são feitas baseadas em critérios bem estabelecidos e devem valer para vinhos de qualquer preço. Não se pode ter vinho de 94 pontos na faixa de 70 Reais, vinho de 94 pontos na faixa de 150 etc. Leva-se em conta o preço quando se estabelece uma lista, como a dos Top 100 da Wine Spectator. Aí sim, o preço conta, assim como disponibilidade em mercado etc. Senão, todo o ano a lista seria forrada, obviamente, de vinhos com 99 e 100 pontos.  De qualquer forma, sobre este Mas Donis em particular, tenho a seguinte opinião: Precisa de tempo, e se for beber agora, duas horas de decanter, no mínimo; É vinho para paladares acostumados com Priorato e redondeza; Não tem aquele lado "aveludado" que vi algumas pessoas relatando.... Pelo contrário, o achei até um pouco rústico; É gastronômico por natureza - Sozinho ele pega um pouco, mas com comida melhora muito; Vale o preço cobrado; Pode ser que surpreenda com o tempo e queime minha língua em alguns anos - Eu torço para que isso aconteça! Eu queria muito saber se algum leitor já experimentou o vinho e o que achou dele. 

Ps. É feito com Garnacha (85%) e Syrah (15%), de vinhas velhas, e passa 9 meses em barricas de carvalho americano e francês. 

8 comentários:

  1. Grande Flavio!
    As pontuações, novamente elas.
    Coincidência que estou com uma postagem pronta, tem a ver tb com alta pontuação e é vinho conhecido kkk
    Como disseste, esse aí parece estar novo, precisa de tempo.
    Mas de um 94 ptos a gente já espera algo de muito bom na largada.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Pois é... as pontuações...rs. Como você disse, esperar-se-ia algo bom já de largada para um vinho de 94 pontinhos. Ele está novo, mas haja evolução para que ele atinja os 94! rsrs. Vamos esperar. Aliás, aguardo sua postagem. Estou curioso para ver de qual vinho se trata.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,

    Quanto ao vinho eu já o provei duas vezes, em safras diferentes. Na primeira gostei muito (mas não pra 94pts, e sim para 89 como você disse), e na segunda achei o vinho morto. Não tenho tomado nos últimos anos pois quase não compro mais vinhos na Mistral.

    Quanto aos pontos eu penso que são apenas uma forma de expressão, e podem perfeitamente ser substituídos por palavras, mas nem todos escrevem assim tão bem. Portanto eu consigo ver alguma validade, mas desde que a pessoa tenha bastante discernimento, algum conhecimento tanto de vinhos, quanto do crítico. Para a imensa maioria dos consumidores essas notas não servem para nada, pelo contrário, só fazem viciar o paladar, justificar preços altíssimos, e bloquear o sentido de descoberta e aprendizado.

    O problema, na verdade, é que essas descrições são muito subjetivas, e também sujeitas a fatores os mais diversos. Passei a dar muito menos importância a elas quando comecei a ver frequentes discrepâncias entre as pontuações distribuídas pelos principais críticos aos mesmos vinhos. Notei que não é raro diferenças de até 10 pontos, às vezes até 15. Isso me fez pensar muito, e relativizar o que cada um escreve.

    Na verdade acho que o mais importante é você conhecer o crítico, saber o que ele quer dizer com aquela pontuação, e também tentar entender o gosto dele. Por exemplo, pelo que tenho observado o gosto do Patrício Tápias é o extremo oposto do gosto do Parker. Quando leio o Descorchados tenho alguma idéia do que ele quer dizer com sua pontuação, pois é um crítico que claramente levanta bandeiras e quer ajudar a criar tendências na vinicultura de seu país. É um crítico político... rsss. A mistura das notas e seus comentários me permite na maior parte ter uma noção do que ele quer dizer. Não quer dizer que eu vá necessariamente concordar com a avaliação, mas que a compreendo.

    Quanto às notas dadas pelo "Parker", são as mais confusas pra mim. Não consegui ainda entender os critérios da WA para a maioria delas. Só consigo concordar em alguma coisa nos vinhos franceses. Para mim essas notas da WA para vinhos da América do Sul, Espanha, Portugal, não dizem nada.

    abraços,

    Alexandre-DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!

      Concordo em gênero, número e grau com seus comentários. Aliás, se me permite, farei um post separado pinçando alguns pedaços dele, pois achei muito pertinentes suas considerações. Você deu um exemplo muito interessante, que é o Patricio Tápias, com o qual, particularmente, concordo na maioria das vezes. É mais ou menos o que acontece com o Guia Penin, da Espanha, que eu também gosto. Se a gente comparar as notas do Penin com aquelas dadas pelo RP também notará grandes discrepâncias. Eu também tenho concordado com avaliações do Parker para franceses, mais recentemente, para os do Rhône. Mas para vinhos de outros locais, como aqueles que você cita, aparece cada coisa que mais nos confunde que esclarece. Como você disse, o negócio é selecionar bem a fonte das opiniões.

      Obrigado pelo excelente comentário!

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
  3. Que bom que gostou do comentário amigo Flávio, sua opinião é muito importante pra mim. Pode usar as palavras ou idéias da maneira que entender, terei maior prazer em contribuir no assunto.

    Você e mais alguns poucos prestam importante contribuição mantendo os blogs, porque trazem conhecimento, e servem de fonte principalmente aos que estão começando. Neste mar de ruindades que são os blogs hoje em dia, é bom que existam ao menos algumas opções de conhecimento, e entretenimento. Sei que é difícil manter um blog, dá trabalho.

    abraços,

    Alexandre/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alexandre,
      Seus comentários são sempre muito pertinentes! Esse, em particular, achei muito legal, pois trata de um tema sempre polêmico: As danadas das notas!
      Fico feliz que esteja sempre por aqui no blog e que goste dele. Como você mencionou, dá trabalho mantê-lo, mas também muito prazer. Eu dou uma olhada diária em alguns (poucos) blogs. E fico triste se não há novidades. Assim, imagino que as pessoas que frequentam o meu também gostem de ter sempre uma novidade. Isso me incentiva a manter o blog atualizado. Como você citou, há um mar de blogs, mas sinto falta daqueles que tratem simplesmente de vinho, de forma isenta.
      Espero ter sempre sua visita e comentários por aqui.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  4. Bem! Como a pontuação é por defeitos e não por gostar do vinho, todos começam com 100 pontos e a medida que os defeitos são percebidos os pontos são retirados. Nesse caso, um BAROLO pode obter os mesmos 94 pontos do MAS DONIS, em função dos defeitos encontrados. Porém, esse, nunca será melhor que aquele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amigo,
      Concordo plenamente com o seu raciocínio. No entanto, isso vale se a pontuação for calculada assim com o você diz (eu faço isso com as provas de meus alunos... rs. Começam tirando 10 na questão, mas vou "mordendo" pontos por erros e omissões). No entanto, muitos fazem atribuindo pontos a características específicas (cor, acidez, taninos etc, etc) e obtêm a nota final somando os pontos.
      Abraços e obrigado pela visita e comentário! Espero que continue visitando o blog.
      Flavio

      Excluir