domingo, 7 de setembro de 2014

Só vinhões: Brunello di Montalcino Argiano 2004, I Sodi di San Niccoló 2007, Mastroberardino Aglianico 2010, Bioma Niepoort 2010, Paulo Laureano Tradições Antiguas 2011, Viña Ardanza Reserva 2005 e Chateau Guiraud 2009, para arrematar!

Noite fria em São Carlos e turma inspirada. Só vinhões!
Eu levei um Brunello di Montalcino Argiano 2004, que deixamos no decanter enquanto apreciávamos os outros belos vinhos levados pelos confrades. O Brunellão, de grande safra, foi se abrindo e mostrando ótima fruta, cereja madura e amoras, em meio a chá, tabaco e couro. Com o tempo, foi liberando uma notinha mentolada bem legal. Em boca mostrava que os 10 anos já estão fazendo efeito, pois os taninos já estão sedosos. A acidez era ótima e o final muito longo. Uma beleza! A turma gostou, claro.
O JP levou outro vinhaço, riquíssimo: I Sodi di San Niccoló 2007. É um vinho de Castellare di Castellina, feito na região de Chianti com 85% Sangioveto (clone de Sangiovese) e 15% Malvasia Nera. Costuma maturar 15-30 meses em barricas de carvalho 2/3 novas. É o vinho emblemático da vinícola e sempre fatura altas notas da crítica. Este 2007, por exemplo, faturou 95 de Mr. Parker e 3 Bicchieri do Gambero Rosso. Mas notas à parte, é um vinho grandioso. Foi se abrindo durante a noite e mostrando grande riqueza. Tem notas de cereja, ameixas, terrosas e de alcaçuz. É amplo e intenso em boca, com acidez italiana e taninos sedosos. O final é longo e especiado, com notas de alcaçuz e sálvia. Uma beleza de vinho! Sem dúvida teria muitos anos pela frente, com grande evolução. Mas esse já foi...rs. Em noite de tantos vinhões é até injustiça escolher um, mas para mim, foi o melhor da noite, juntamente com o Sauternes descrito logo à frente. Valeu, JP! Vinho importado pela Vinci.
Ainda nos italianos, o Thiago levou um que demanda gosto por vinhos da bota. Paladares afeiçoados por vinhos redondos e aveludados, podem estranhar o nervo e rusticidade do Mastroberardino Aglianico 2010. Vinho da Campania, com aromas de ameixas e cerejas, em meio a notas herbáceas e alcaçuz. Em boca, repete o nariz e mostra rusticidade e nervo. Os taninos são presentes e a acidez, típica italiana. O final é herbáceo. É vinho que deveria ser bebido daqui a uns 2-3 anos e que pede comida. Eu gosto do estilo. É importado pela Mistral.
O Joãozinho, que está se especializando em levar bons vinhos, levou o duriense Bioma 2010, de Dirk Niepoort. Bem, o produtor dificilmente erra. Em 2010 foi a primeira safra deste vinho, que é feito com uvas de vinhas mais jovens cultivadas seguindo os preceitos da viticultura biológica. A maturação é feita em grandes tonéis (2000-5000 litros) de madeira recuperada de tonéis de vinhos do porto. A intenção é ter menos influência da madeira. Procurou-se também utilizar pouca intervenção durante a vinificação. Logo ao ser aberto o vinho mostrou as características dos vinhos de Nierpoort, com frutas silvestres saltando da taça, em meio a ervas e notas florais e minerais. Em boca, mostrava frescor e mineralidade, com final frutado. Com o tempo, foi ficando redondo e a fruta foi se acomodando, deixando um vinho equilibrado e muito saboroso. Outra bela obra de Dirk Niepoort, a um preço mais palatável que seus ícones. Experimente! É importado pela Mistral.
O Tonzinho levou um vinho cujo exemplar de 2010 eu já apreciei. Era um Paulo Laureano Tradições Antiguas 2011, na talha. É um vinho feito seguindo tradições romanas de 2.000 atrás. O desengace foi feito utilizando ripasso, que é um instrumento de madeira que desengaça e esmaga as uvas manualmente. A fermentação é feita em ânforas de barro e o vinho é clarificado naturalmente, por decantação. Depois disso, descansa em inox para afinamento e é engarrafado. Apenas 2.400 garrafas e 600 talhas foram produzidas. O vinho é aromático, com notas de frutas silvestres e terrosas. Em boca é de médio corpo, muito macio e equilibrado. Eu achei mais denso do que aquele de 2010 que apreciei, que era mais festivo. É um vinho muito bom e para ser apreciado jovem, não para guarda. O produtor recomenda 18 meses após o engarrafamento. Ou seja, o 2011 está na hora de ser abatido.
Ainda na península ibérica, passamos para o vinho levado pelo Caio, um belo Viña Ardanza Reserva 2005. O vinho, da vinícola La Rioja Alta, é feito com 80% Tempranillo e 20% Garnacha e matura 4 anos em barricas. Lembrou-me um Luis Cañas Selección de la Familia, também levado pelo Caião tempos atrás (logo vem a postagem). Este Ardanza prima pela fruta madura, com notas marcantes de cereja e framboesa, em meio a couro, tabaco e cravo. Em boca é amplo, frutado e com taninos muito corretos. Tem um fundo balsâmico bem legal. Uma beleza de vinho! Gostei bastante. É importado pela Zahil. Nota pós-postagem: Ficou na lista dos Top 100 da WS em 2014 (#34).
E para finalizar, nosso amigo Rodrigo chega com um Chateau Guiraud 2009 para acompanhar a sobremesa. É um Sauternes fantástico! Riquíssimo ao nariz, com notas amendoadas, mamão, abacaxi em compota e mel. Em boca era cremoso, delicioso, com ótima acidez equilibrando o dulçor. Um néctar! Este de 2009 faturou 96 pontos da Wine Spectator e foi quinto na lista dos top 100 de 2012. A nota é esta e pronto, mas para classificação, conta a disponibilidade no mercado americano e o seu preço, que é muito justo. Se você costuma visitar a terra do Tio Sam e gosta de grandes vinhos, não pode deixar de colocar algumas garrafas de Guiraud na mala. Duvido que não fique impressionado. Mas se quer mesmo é gastar uma fábula com Chateau D'Yquem, pelo nome, fique à vontade.
Isso aí, pessoal! Mas uma grande noite.

6 comentários:

  1. Olá, Flavio!
    Belos vinhos.
    Deve ser legal chegar pra turma com uma talha dessas do Paulo Laureano. Impressiona (rs).
    E fechar um baile desses com um Sauternes é coisa muito boa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!
      Legal mesmo a Talha. Aliás, é um ótimo presente. Duvido que alguém não goste...rs.
      Quanto ao Sauternes, esse é um que eu adoro. E lá fora, tem ótimo preço. Aqui, como sempre, é facada. Mas ele briga fácil, fácil, com Sauternes muito mais caros. É um néctar.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Meu ídolo... assim fica difícil, soh vinhaço.... Ontem foi meu aniversário e abri três ampolas para os amigos, Um syrah da Casa Marin o seu top 2005 (melhor syrah que bebi do chile), o tenuta San Leonardo corte bordalês 2004 (melhor vinho que bebi esse ano) e o Hermitage Etiene Guigal 2006 (muito bom um dos melhores vinhos que bebi)....não dah pra comparar com vc mas dah pra fazer alegria desse pobre apreciador de vinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Obrigado, meu amigo! Realmente, só vinhaços. Mas vou dizer uma coisa: Você tomou grandes vinhos em seu aniversário, hein? Aliás, Parabéns!!! Saúde e paz, porque o resto, o Usain Bolt corre atrás...rs.
      O Tenuta San Leonardo é um grande vinho. Lembro de ter provado tempos atrás em uma degustação da Mistral. Fantástico! Eu bebi várias garrafas do Merlot deles, que é ótimo! Peguei em saudosos botas-foras da Mistral. Bem, o Hermitage dispensa comentários. Aniversário bem celebrado, hein?
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  3. Pois é, mas o vinho que mais surpreendeu foi o Casa Marin ainda mais pelo que paguei por ele, pena que foi parar nas mãos da Zharil e alí tudo é caro!...Obrigado por suas dicas, suas postagens têm sido minha maior influência, principalmente porque sempre que sigo não tem erro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helio,
      Eu ainda não bebi Syrah da Casa Marin, mas se for bom como os Pinot Noir e Sauvignon Blanc deles, deve ser coisa boa.
      Fico muito feliz que as minhas postagens sirvam como dicas. Espero que continuem assim... Mas se algum dia falhar, o que não é dificil, pode escrever aqui! rsrs...
      Abração,
      Flavio

      Excluir