quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Argiano Rosso di Montalcino 2011

Para quem não quer gastar um pouco mais com um belo Brunello, um Rosso di Montalcino pode ser uma boa opção. Além do preço ser menor, o vinho fica pronto mais cedo para beber. Geralmente são frescos, mais leves e mais fáceis que seus irmãos maiores. Alguns deles podem até ser melhores que muitos Brunellos sem vergonha que aparecem no mercado. E mais caros também... É o caso do Rosso de Siro Pacenti, que é mais caro que a maioria de seus pares, mas dá chineladas em muito Brunello meia-boca por aí. Este Argiano Rosso di Montalcino 2011 é, obviamente, feito com 100% Sangiovese Grosso e tem passagem por barricas de carvalho francês e uma segunda em barricas de carvalho da Eslavônia (Eslavônia, por favor!!! Não Eslovêno, como escreve muita gente desavisada por aí, até em sites de lojas e catálogos - Em blogs, nem se fala...rs). Quando vertemos o vinho na taça o Akira logo disse: Aromas de Pinot Noir! Estranho, né? Bem, eu diria Pinot Noir do novo mundo (que os franceses dizem não ser Pinot Noir...rs), em particular, chileno com cereja concentrada e extração um pouquinho acima da conta. Além disso, mostrava notas de baunilha, alcaçuz doce e terrosas. Em boca, repetia o nariz e descia bem redondo. Mas para mim, fugiu das características da Sangiovese. Às cegas, é difícil acertar. É mais modernoso. Eu queria mais acidez e mais taninos, com aquele fundinho de chá característico. É agradável? Sim. Bebe-se fácil. Mas não fez minha cabeça. No entanto, fez da Wine Spectator, que lhe deu bons 90 pontos. 

2 comentários:

  1. Grande Flávio, Argiano é um dos produtores que adoram agradar aos americanos e por consequencia adulteraram os brunellos em 2003, mesmo sendo mais em conta é complicado comprar um bom rosso, a maioria está perdendo as caracteristicas rústicas que dão o charme a essa região...obrigado pelo post mais ascessível .... estava muito estratosférico...kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio,
      Está difícil achar Brunello tradicional, e o Rosso, vai na mesma direção. Eu estou tentando adquirir Rosso de produtor que conhecidamente faz Brunello mais à moda antiga, sem ser modernoso...rs.
      Abração,
      Flavio

      Excluir