terça-feira, 31 de agosto de 2010

Noite de brancos ano 2007 - Tiara (Redoma), Maycas Sauvignon e Alvarinho Dorado

O amigo Paulão me ligou na final da tarde de ontem e depois de muita conversa (uns 2 minutos...) decidimos tomar um vinho branco em sua casa. Bem, acabou que o Fernando Tinton se juntou a nós e acabamos tomando três excelentes vinhos, todos do ano de 2007.


Eu levei um Sauvignon Blanc Reserva Especial 2007, de Maycas del Limarí, vinícola que é um projeto da Concha y Toro em Limarí, encabeçado pelo brilhante Marcelo Papa. Seus vinhos são sempre destaque, principalmente os brancos. O vinho pode parecer um pouco verde (não confundir com vinho verde...) e excessivamente ácido, como lembrado por Patrício Tápia no Descorchados, mas são características próprias que eu gosto muito. O vinho é seco, mineral, sem excesso de extração, com notas de giz (típica de bons sauvignon), pêra e frutas cítricas (sem excesso). Como lembrado por Tápia, lembra água do mar. Adorei o vinho. Adquirido na Adega Spazio, em São Carlos (http://www.spazio203.com.br/ ), que representa a Enoteca Fasano (http://www.enotecafasano.com.br/ ).

O Paulo abriu então um Tiara 2007, português do Douro. É um vinho do genial Dirk Niepoort (Redoma), que elabora o famoso Redoma Reserva Branco, considerado por muitos o melhor branco português. O Tiara é feito com castas locais do Douro (Codega, Rabigato, Donzelinho, Viosinho, Arinto e outras) e lembra grandes Rieslings, com muita fruta (maça, pêra e abacaxi) e frescor. É um vinho muito complexo, mineral, longo e com boa capacidade de guarda. A Wine Spectator lhe outorga merecidos 90 pontos. Vinhaço! Adquirido na Mistral (http://www.mistral.com.br/ ).

E para encerrar a bela noite o Paulo fechou com um Alvarinho Dorado Superior 2007, da Quinta do Feital. Um Alvarinho amarelo dourado brilhante, delicioso e muito elegante. Notas de maça madura, manga e abacaxi. Corpo médio e com boa acidez. Um Alvarinho excelente, adquirido na Grand Cru (http://www.grandcru.com.br/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário