quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Hayes Ranch Syrah 2006 e Emiliana Novas Syrah Mourvedre 2006

Nesse último sábado, antes de apreciarmos os grandes Carm Reserva 2007 e Quinta do Carmo Reserva, do mesmo ano, apreciamos às cegas dois vinhos mais simples, o americano Hayes Ranch Syrah 2006 e o chileno Emiliana Novas Syrah/Mourvedre 2006. O Hayes Ranch, feito pela vinícola Hayes na baía de San Francisco, Califórnia, é um vinho com aromas de amora, cereja,  e toques cítricos e de especiarias. Em boca era leve, com final ligeiro. Não é estilo denso e maduro como australianos e chilenos, pendendo mais para aqueles do Rhone, mas sem a riqueza e finesse destes últimos. Não empolgou.
O Novas Syrah Mourvedre 2006 é feito sob a batuta de Álvaro Spinoza, o mestre da biodinâmica no Chile, com uvas de plantio orgânico. Ao nariz, a madeira aparece em meio a notas bem semelhantes àquelas do Hayes, inclusive as cítricas. O que me agradou neste vinho foi sua evolução em comparação à última vez que o apreciei, há cerca de 2-3 anos, quando ele era potencia pura, inclusive, tinha uma cor fortíssima. A madeira aparecia muito naquela oportunidade. Agora, embora presente, aparece menos. O tempo lhe fez bem. Em boca está bem mais macio, com taninos já domados. Deve ser boa companhia para um bom churrasco. O amigo Idinir está com uma boa promoção para este vinho na Mercearia 3M, na qual se leva 3 ao preço de 2. Aliás, tem outros vinhos nesta mesma promoção.

2 comentários:

  1. Olá, Flavio!
    Coincidentemente, dia desses degustei um Novas, mas o cabernet-merlot, limited selection, 2007.
    Interessante que as tuas descrições, ressalvada a diferença de castas, também se adequam a esse esse exemplar que tomei. Cor forte, madeira, potência. E uns bons anos pela frente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandre,
    Pois é, vi no seu blog. Realmente são vinhos potentes e com madeira presente. Mas pelo jeito evoluem bem na adega.
    Abraços e obrigado pela visita!
    Flavio

    ResponderExcluir