domingo, 6 de novembro de 2011

Acinipo 2003 - Un beso delicado hecho en vino!

O título da postagem é poético, mas não é meu. Eu emprestei a frase da gentil Alba Aponte, da loja Al Sur de Granada, Espanha, que definiu desta maneira o vinho Acinipo, de Federico Schatz. E devo adiantar que ela tem toda a razão. 
Federico Schatz é descendente de uma família alemã envolvida com a produção de vinhos desde o século dezessete. O vinhateiro produz em Ronda, Málaga, vinhos ecológicos/biodinâmicos em sua propriedade de apenas 3 hectares, a qual foi a primeira a ter o certificado de produção orgânica. 
O vinho Acinipo tem este nome devido à cidade ancestral de Acinipo, que fica alí perto, criada pelos legionários romanos há mais de 2 mil anos. Alguns monumentos que restaram da cidade ainda são atrações turísticas na região. Aliás, Acinipo significa "terra do vinho". O vinho Acinipo é produzido por Federico Schatz utilizando a uva Lemberger, que como outras, tem sua origem discutida, mas acredita-se que seja Austríaca. Hoje, a uva é plantada na Áustria, Alemanha, estado de Washington (EUA) e obviamente, nos 3 hectares de F. Schatz, onde divide espaço com a Pinot Noir, Petit Verdot, Chardonnay e Muskattrolinger. A uva Lembeger pode produzir vinhos concentrados e potentes, e também mais leves e refinados, que é o caso deste Acinipo 2003. O vinho envelheceu 16 meses "sur lie" em barricas novas de carvalho francês e eslavonio. Possui uma cor belíssima, rubi claro e um nariz com notas de groselha e cereja. Em boca, demorou a abrir um pouco e no começo se mostrava seco e levemente herbáceo. No entanto, após aeração (necessário para este tipo de vinho) ele se abriu e mostrou notas elegantes de frutas, café e leve cacau, tudo na medida certa e bem integrado com a madeira. O vinho tinha uma acidez vibrante e taninos secos, mas muito finos. O final, era longo e prazeroso. Uma delícia! Excelente! Foi unanimidade! Uma belíssima surpresa e apropriada para quem está a fim de sair das mesmices. Depois de bebê-lo entendi a definição da Alba, e agradeço muito sua recomendação. Aliás, estes dias vi que a Casa do Porto  comercializa este e outros vinhos de F. Schatz, o que foi uma grata surpresa. Pode comprar sem medo de ser feliz!!! Para minha felicidade, esta, e outras garrafas de vinhos espanhóis "fora do circuito", me foram trazidas pelo amigo Marcelo "Vascaíno", direto de Granada. 

3 comentários:

  1. Flavio esse teu amigo JP sabe das coisas hein?!!!

    Bom é ter amigos assim e não aqueles que até compram vinhos bons, mas só para exibirem aos outros que vão às suas casas, pois na hora de beber, eles só levam zurrapas chilenas e argentinas.

    Tá cheio de gente assim!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida Eugênio! O JP é craque!
    Estou aqui rindo de seu comentário, das zurrapas... rs. Você tem toda razão! Aqui dissemos que o cara tá levando o vinho do armário, não da Adega, quando ele guarda os vinhos bons só para demonstração... rs.
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Agradeço o elogio Eugênio,mas tenho que lhe confessar que o vinho me foi indicado pelo Flavio.E não se preocupe,porque por aqui tambêm temos muitos amigos com armários recheados de Zurrapas.
    Abs, JP

    ResponderExcluir