sexta-feira, 1 de junho de 2012

Duelinho argentino: Rutini versus Saint Felicien (ambos Cabernet/Merlot 2008)

E em um jantar com amigos no La Rueda, Puerto Iguazu, dois argentinos de bom preço e boa qualidade. O primeiro, bem conhecido dos brasileiros: Rutini Cabernet/Merlot 2008. Vinho feito com 70% Cabernet e 30% Merlot. No começo o álcool aparecia um pouco, mas logo ficou mais equilibrado. Vinho maduro, com notas de cassis e amora compotada, em um fundo de baunilha e tabaco doce. Bem gostoso! Já o seu primo Saint Felicien 2008, feito com as mesmas uvas, é feito pela Catena apenas para o mercado argentino (agora estão exportando, mas não para o Brasil). E a brasileirada gosta dele quando vai lá. Estava parecido com o Rutini, mas mais abaunilhado, levemente glicerinado e por isso, mais redondo em boca, mais macio! Agradou mais a turma, que o achou corretíssimo! Talvez por que ele tenha passado 16 meses em barricas 90% francesas (30% novas) e 10% americanas (novas). Acho que isso lhe aportou mais presença. Bem, os dois estavam bons com a carne. Só ela que não estava! Acreditem: Comemos chuleta dura na Argentina! Acho que foi minha primeira experiência do tipo....rs. 

2 comentários:

  1. Flávio,
    Não é à toa que o Saint Felicien agrada tanto o brasileiro. É encorpado, amadeirado, pouco ácido e com algum açúcar residual. Apesar disso, realmente não é enjoativo. A Catena achou a veia.
    Vc deu um raro azar com a carne dessa vez. Uma pena. Na próxima, certamente estará melhor, como de costume.
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Vitor! Eles conseguem fazer um vinho com presença e que não é enjoativo. Tava gostoso o danado. Realmente dei azar com a carne. No dia anterior tinha ido lá e comido um bife de chorizo fantástico! Acho que naquele dia que fomos eles importaram carne do Brasil! rsrs... E o churrasqueiro também! rsrs. Mas na próxima não tem erro.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir