quarta-feira, 30 de março de 2016

Valduero Gran Reserva 12 Años 1996: Um vinho grandioso para celebrar uma grande data!


No último 22 de Março completaram
exatamente 20 anos de minha defesa de doutorado. Foi uma data marcante em minha vida pessoal e obviamente, científica. Como diria meu querido orientador, Prof. Hamza El Dorry, "o nogoso não foi fácil". Muita luta no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, São Paulo, local de grande tradição e excelência em pesquisa. Lá tive grandes mestres, fiz grandes amigos e aprendi muito. 
E para celebrar esses 20 anos de defesa, tinha que ser um vinho parrudo. Tirei então da adega este Valduero Gran Reserva 12 Años 1996 e saí com a família para celebrar. Esse é o vinho top da vinícola, que adquiri há uns bons anos e que estava descansando esperando a hora certa de ser descorchado. Valduero é certeza de agradar. Seus Crianza são ótimos, os Reservas e Gran Reservas, excelentes e o 6 Años, um camaleão riquíssimo, que adoro! Todos já pintaram por aqui no blog. Mas esse 12 Años é algo que a própria vinícola coloca em destaque. O vinho é feito com uvas de três vinhedos diferentes, de altitude, com idades entre 42 e 90 anos. A fermentação é feita em barricas de carvalho francês de 500 litros e a maturação é (bem) longa, como mostra o contra-rótulo. Demora a ser lançado no mercado. O último é um 1999. E o que falar desse 1996? Cor belíssima, rubi escura, brilhante. Bouquet finíssimo, com notas de cerejas, café, tabaco, couro, tostado, cítrico e especiarias. Em boca, finesse incrível, muita clareza, ótima acidez, intensidade e taninos aveludados. O final era muito longo e com notas de café e de tabaco. Maravilhoso! Estilo bem distinto de seu irmão 6 Años, que tanto gosto. Esse 12 Años prima pela finesse. Um vinho grandioso, com 20 anos e cheio de força. Espero que eu também tenha adquirido qualidades depois desses 20 anos de defesa...rs. 



4 comentários:

  1. Flavio, parabéns pela data!
    20 anos já? Pelas fotos que vejo e pela jovialidade apresentada, o amigo deve ter se doutorado na adolescência (rs).
    Essa é pra massagear o ego (rs).
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alexandre!
      Muito obrigado pelo gentil comentário! Realmente massageou o ego! rsrs. Acho que os taninos têm me feito bem...rs. Mas o tempo já está me deixando boas marcas... E dores para todo lado!
      Grande abraço!
      Flavio

      ps. Vi que haverá um evento da Vinhos de Portugal em Porto Alegre, acho que no dia 13 de Abril. Você vai?

      Excluir
    2. Flávio,
      Vi o teu post sobre o evento da adega alentejana e notei a falta de porto alegre.
      Vou dar uma olhada nesse.
      Abraço

      Excluir
    3. Oi Alexandre,
      Pois é, faltou Porto Alegre, que merecia sediar uma etapa do evento. Mas haverá este outro. Veja o link: http://cordeiroevinhobyucha.blogspot.com.br/2016/03/porto-alegre-recebe-degustacao-de.html

      Abraços,
      Flavio

      Excluir