sexta-feira, 31 de março de 2017

Provoquei o Caião, e ele se destacou na noite: Carm Maria de Lourdes 2011 - Um belo vinho!


Trocamos mensagens no grupo e nelas provoquei o Caião, que não resistiu e chegou em nossa reunião com um Carm Maria de Lourdes tinto 2011. E foi o melhor da noite, fácil. O vinho é feito com 70% Touriga Nacional e 30% Touriga Franca, com estágio de 24 meses em barricas francesas. O vinho já dá o cartão de visitas ao nariz, mostrando notas de amoras silvestres, chocolate amargo e um herbáceo muito agradável, que foi se transformando ao longo da noite. Com o tempo, surgiam notas de alecrim, mentoladas e tantas outras. Um camaleão! Em boca, destaque para o seu frescor e mineralidade. Os taninos eram finos e o final longo, mineral e com notas de chocolate amargo. Uma delícia de vinho, que pedia sempre outra taça. Para mim, foi o primeirão na noite, fácil. A ser repetido, quantas vezes possível...rs.

O Paulinho, que tem colecionado primeiros lugares nas noites, levou um Tiago Cabaço Vinhas Velhas tinto 2012. Também é vinho de categoria. A enóloga é a Susana Esteban, que sempre produz ótimos vinhos. É feito Aragonez, Alicante Bouschet e Trincadeira, com pisa a pé e maturado em barricas de carvalho francês 50% novas e 50% de segundo uso. Apenas 6.666 garrafas foram produzidas. Ao nariz mostrava notas de frutos maduros, ameixas e framboesas, em meio a notas minerais e amadeiradas. Em boca mostrou maciez e bom frescor, com taninos finos, sedosos, e final terroso. Um vinho muito bom, que manteve a posição de destaque do Paul.
Eu levei um vinho embrulhado, para desafiar a turma. Por incrível que pareça, ninguém acertou! E era um Malbecão típico, concentrado, fruta livre leve e solta, taninos pegados etc: Kaiken Ultra Malbec 2008. Inclusive, eu já havia comentado aqui no blog sobre ele (clique aqui). Esta garrafa parecia melhor que a anterior que bebi... Tinha menos tabaco e o vinho parecia menos pesado. Mas ainda carregava características que não me pegam mais tanto. O pessoal gostou. Como eu mencionei na outra oportunidade, já gostei mais dele...
E para finalizar, um Marques de Vargas 2008 levado pelo JP. Riojano que mostrou muita madeira, exagerada. Não me agradou, e acho que nem aos outros confrades. Troféu para o JP!



Nenhum comentário:

Postar um comentário