sexta-feira, 23 de junho de 2017

Barolo Renato Ratti Marcenasco 2012, Naudin-Varrault Mercurey 1er Cru 2013, Muga Prado Enea 2009, Brunello di Montalcino Capanna 2009 e Gran Enemigo Gualtallary 2012!

Como o Caião não foi na última reunião da confraria, resolvemos fazer uma especial para brindar! Era garantia de não ter zurrapa  na mesa! E a turma mandou ver. Foram cinco vinhos de categoria. Não foi por que eu levei, mas o top da noite para mim foi o Barolo Renato Ratti Marcenasco 2012. Podem dizer que é muito novo, que é um pecado abrir um Barolo de apenas 5 anos etc, etc. Mas o irmão dele tá guardado na adega para abrir daqui a uns bons anos. O fato é que, surpreendentemente, o vinho do tradicional produtor estava perfeitamente apreciável em sua juventude! Abaixo a foto do danado e comentários.
Barolo Renatto Ratti Marcenasco 2012: Cor belíssima, lembrando um borgonhês, brilhante e límpida. Aromas riquíssimos florais, frutas silvestres, cogumelos e minerais. Em boca, elegância, acidez perfeita, frescor, mineralidade e final muito longo. Camadas de taninos, que apesar de jovens, não incomodavam nem um pouco. Pelo contrário! Uma delícia de Barolo, que deve, obviamente, ganhar com adega, mas que, surpreendentemente, já pode ser apreciado agora sem problemas. Foi unanimidade na mesa. Para mim, o rei da noite. Eu beberia uma garrafa dele sozinho, com tranquilidade. 
Naudin Varrault Mercurey 1er Cru 2013: Vinho levado pelo Little John. Produtor de 1860m sediado em Santenay. Um Mercurey muito bom, com notas de morango, sous bois e terrosas. Em boca, muito macio, fresco e mineral. Delicioso! O Joãozinho, ele trouxe de lá. Não vi onde encontrar...
Prado Enea Gran Reserva 2009, levado pelo Thiagão. Este é garantia de qualidade. Muga nunca decepciona.  Estilo tradicional e que mantém sempre a ótima qualidade. Rico ao nariz, com notas de ameixas, cerejas, alcaçuz, tabaco e cítricas. Em boca, intenso, mas com bom frescor, cítrico, taninos redondos e final longo e com leve mentolado. Delicioso, como sempre!
Brunello di Montalcino Capanna 2009. Levado pelo JP para agradar a gente e mais que isso, provocar o Caio, que adora os vinhos do produtor e não estava lá para apreciar. Inclusive, o Caião já levou um prá gente apreciar tempos atrás (clique aqui). Brunellão em estilo tradicional, notas de cereja, tabaco em fundo terroso. Está melhorando a cada ano. Muito bom! Pena que não é mais encontrado no Brasil, enquanto tem zurrapa de sobra no mercado. 
Gran Enemigo Gualtallary 2012, levado pelo Paul, Rei dos Portugueses, mas que decidiu levar um Argentino nessa noite. Aqui tem controvérsia.. Eu já havia bebido este vinho tempos atrás (clique aqui). É vinho premiado, que já foi eleito o melhor vinho argentino pela Wine Advocate. Por outro lado, a Wine Spectator não foi tão generosa com ele. Brigas a parte, esta segunda garrafa estava melhor que a primeira. Tinha mais acidez e mais nervo. Implorava por uma carne! Mas continuo achando que não é vinho para beber em pouca gente. Os que tenho na adega são mais antigos, e devo deixá-los lá por mais tempo. 
A turma reunida, e o JP ao fundo, feliz como sempre! Também, bebendo estes vinhões, tem mais é que dar risada...rs.






4 comentários:

  1. Que noite,esperei por muito tempo até vc beber o Renato Ratti, um de meus vinhos preferidos, é incrível como esse produtor faz vinhos maravilhosos, seu Dolceto é ótimo (e detesto dolceto), seu nebbiolo é sensacional e seus barolos arrebatadores.. que inveja de vcs grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Eu costumava beber os vinhos Renato Ratti quando ainda eram importados pela Expand. Sempre pegava alguma coisa em promoção. Gostava deles. Este Barolo Marcenasco é realmente um vinhão! Só acho que os preços dos vinhos dele aqui no Brasil poderiam ser menos salgados. Bem, como a maioria dos vinhos...rs.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  2. Nem me fale, já faz um bom tempo que não compro um Renato Ratti justamente pelo preço praticado aqui. A quebra da Expand foi muito ruim pra nós que compramos vinhos, seus rótulos foram espalhados por várias importadoras custando muito mais. Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente... Que eu saiba, não tem um que ficou mais barato.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir