quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tanagra 2007! Que delícia de Syrah de Casablanca!

O amigo Tom sempre nos reserva boas surpresas. E esta eu confesso que já estava esperando há tempos, pois sabia que estava em sua adega, bem guardadinha. E quando vimos estava lá o Tom, cortando a bonita cápsula azul que lembra aquelas de cêra dos portugueses.

E era um chileno top da vinícola Villard, o Tanagra 2007. E eu, que tempos atrás fiquei impressionado com o Maycas del Limarí Reserva Especial, por ser parecido com os Syrah italianos de Cortona, cai o queixo com este exemplar do Vale de Casablanca. Que Syrah!!! Aliás, ele foi destaque no Guia Descorchados 2010, ficando entre os melhores tintos do ano, com elogios rasgados de Patricio Tapias (e eu confio nele!). Nada daqueles Syrah muito quentes, doces, com muita extração. É um Syrah potente, mas com frescor e mineralidade. Ao nariz, amoras amassadas, mirtilo e um toque balsâmico penetrante, mesclados com cacau. Aromas que parecem saltar do copo, sem torná-lo enjoativo, pelo contrário. Em boca, fruta muito bem harmonizada com a acidez vibrante que o faz altamente gastronômico (aliás, acompanhou maravilhosamente o "pirulito de carne de búfalo" assado pelo Tom). Os taninos são presentes  e devem melhorar com o tempo. Imagino este vinho daqui a alguns anos. Entre os tops chilenos, sem dúvida. A propósito, os vinhos de Thierry Villard são importados pela Decanter.


4 comentários:

  1. Flavio,

    Provei esse vinho na Decanter Wine Show ano passado, se não me engano safra 2005, e realmente é um vinho diferenciado. Desde sua cápsula de cera aos aromas e sabor. Esse é um dos chilenos que eu compraria.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Pessoal quando precisar, no Empório Basilico custa R$ 179,00 a unidade !
    Precisando entregamos as quartas, quintas e sextas em São Carlos !

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro Eugênio,
    Também havia provado o 2005 no Decanter Wine Show e ficado muito bem impressionado. O Tanagra é mesmo um belo vinho. Aliás, gosto dos vinhos de Villard.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
  4. Caro Rodrigo (do Empório Basílico),
    Obrigado pela informação e pela visita ao "Vinhobão". O Tanagra é um belo vinho e vale a pena.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir