Tempos atrás adquiri na Adega Spazio, em São Carlos, uma garrafa do Lenswood Chardonnay 1996, um vinho australiano produzido pelo casal Tim e Annie Knappstein, a partir de uvas plantas em vinhedos próximos à cidade de Adelaide. Tim Knappstein é um vinhateiro experimente e muito respeitado na Austrália, pertencente a terceira geração de uma família de produtores de vinho. Interessante é que ele divide o tempo entre produzir vinhos e dar consultoria à vinícolas, com as corridas de carro. Pois é, o cara ainda disputa corridas em um Datsun 240Z restaurado e adaptado para a velocidade.
Bem, quanto ao vinho, fiquei um pouco apreensivo pela idade do danado, mas levei, pois se ele estivesse bom poderia dar prazer. E não é que estava? E JP e eu pudemos constatar isso ontem à noite. Sua bela cor amarelo ouro denunciava sua idade, mas ao nariz, quanta vida. Aromas complexos, com a presença de notas de maracujá e mamão papaya, em meio a notas deliciosas de mel. O vinho tinha um pouquinho só de amanteigado, sem exageros, e a acidez lhe aportava frescor, mesmo com seus 15 aninhos. Muito gostoso! Um vinho que me surpreendeu, mostrando que bons Chards australianos podem envelhecer sem perder a vivacidade. Aliás, dizem que o Tim Knappstein também produz excelentes Pinot Noir, premiados na Austrália. Fiquei curioso para experimentar. Só não sei quem comercializa seus vinhos no Brasil atualmente. O contra-rótulo cita que era importado pela Maison du Vin, mas acho que não mais. Vi que a Wine Society comercializa vinhos com o titulo Knappstein, mas acho que não são mais os vinhos produzidos na pequena propriedade do casal. A saber...
Qual o preço do vinho Flavio?
ResponderExcluirTinha mais?
Abraço
Oi Eugênio,
ResponderExcluirEu não me lembro exatamente, mas foi uma pechincha. Hoje mesmo ligo lá e pergunto se eles têm mais. Aí te escrevo.
Abraços,
Flavio
Beleza Flavio,
ResponderExcluirFico no aguardo!