quinta-feira, 7 de junho de 2012

Beronia Gran Reserva 2001: Tradição e modernidade em um ótimo Rioja!

Semanas atrás tive o prazer de sentar com meus grandes amigos Pio e Márcio para colocar as modas em dia e apreciar um Beronia Gran Reserva 2001. Eu estava curioso para apreciar esse vinho, visto já ter ouvido elogios a ele. As Bodegas Beronia foram fundadas no início da década de 70, e seu nome remete aos Berones, guerreiros de origem celta que ocupavam a Rioja no século III a.c. Na década de 80 as Bodegas foram adquiridas pela família Gonzáles Byass, produtora de tradicional Jerez Tio Pepe.
Este Beronia Gran Reserva 2001 é um corte tradicional de Rioja, com Tempranillo majoritária e pitadas de Graciano e Mazuelo. Passa 24 meses em barricas de carvalho frances e americano. Sua cor é mais escura que Riojas tradicionais. Ao nariz, muita riqueza, com notas maduras de cereja preta e cassis, em meio a notas balsâmicas, couro, tostadas, tabaco e especiarias, como cravo e alcaçuz. Em boca, muito redondo, amplo, com taninos doces e um fundinho de mel e alcaçuz. Delicioso! Um ótimo vinho de uma grande safra. Está em seu ápice e não deve melhorar mais. Então, se tiver uma garrafa dessas, asse um pernil de cordeiro e manda ver! O vinho superou minhas expectativas. Se não me engano, os Beronia são importados pela Aurora/Inovini.

2 comentários:

  1. Caramba, Flávio!
    Preciso abrir minha botella urgentemente!
    Acho q essa foi a melhor compra q fizemos na fronteira.
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Manda ver Vitor! Acho que está no auge. Não deve ganhar com adega, e nesse caso, vale aquela máxima: Melhor um ano antes que um dia depois! rsrs... O vinho está muito bom! Realmente uma ótima compra. Eu me arrependi de não ter trazido mais garrafas dele.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir