quarta-feira, 27 de junho de 2012

Maycas del Limari Reserva Syrah 2007: Bom para um churrasco, mas bem abaixo de seu irmão maior

Comprei este Maycas del Limarí Reserva Syrah 2007 no último bota-fora da World Wine. Já apreciei algumas garrafas do Reserva Especial 2005, que se mostrou muito superior (clique aqui). Principalmente, porque é mais mineral e tem menos extração. Este Reserva é mais pesado, compotado e com álcool um pouco saliente. Tudo melhora com um tempo depois de aberto, e acompanhando um churrascão. Ao nariz, mostra notas de amora compotada, chocolate e alcaçuz. A madeira aparece também. Em boca é estilão novo mundo, compotado. Particularmente, me agrada muito mais seu irmão maior, que espero mantenha sua elegância e mineralidade em detrimento da potência. Mas o Reserva vai bem com um churrascão e tem preço condizente pelo que oferece. No entanto, pela diferença de preço entre os dois, não tenha dúvida: Reserva Especial!

6 comentários:

  1. Blz Flávio

    Também já apreciei este só que o 2009. Concordo contigo, melhora bem depois de aberto, se bem que apreciamos ao longo de um churrasco e se foi rapidamente.

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Orlando, ele é um bom companheiro para churrasco! Mas o Reserva Especial é melhor ainda. Há algum tempo eu tenho utilizado os Syrah (além dos Malbecs) em meus churrascos e tenho gostado.

      Abraços,

      Flavio

      Excluir
    2. Olá FHS,

      Já tomei esse Syrah 07 e o Cabernet Reserva Especial 07 e é nítida a diferença, o Res. Especial vale muito mais a pena.

      Abraço,

      Raphael Baruki.

      Excluir
    3. Caro Baruki,

      Realmente a diferença entre os dois é grande, e o valor, nem tanto, pelo menos depois que mudou de importador. Nesse caso, não há o que pensar, o Reserva Especial é a escolha!
      Abraços e seja sempre bem-vindo!

      Flavio

      Excluir
  2. Adelar Antonio Motterjulho 08, 2012

    Flávio,
    Descobri teu blog nesta semana.
    Parabens pelos textos.
    Sou iniciante em vinho, gostaria de duas dicas:
    indicação de bibliografias para tomar contato com as regiões produtoras, seus vinhos e vinículas
    Pensamos em organizar uma confraria, que sugestões vc faria para que a gente se divirta em torno de bons vinhos.
    ADELAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Adelar,
      Muito obrigado pela visita e gentil comentário. Espero que continue visitando o Vinhobão e também deixando seus comentários.
      Bem, quanto à bibliografia, ela é bastante vasta, mas alguns livros que não podem faltar para apreciadores de vinhos são o Atlas Mundial do Vinho, de Hugh Johnson e Jancis Robinson (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2604512/atlas-mundial-do-vinho/) e Os Segredos do Vinho - Para iniciantes e Iniciados", de José Osvaldo do Amarante (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3098109/os-segredos-do-vinho-para-iniciantes-e-iniciados-3-ed-2010/). Também sugiro os livros do saudoso Saul Galvão (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1563158/tintos-brancos/).
      Quanto às sugestões para organizar uma confraria, eu estou preparando uma postagem especial para isso. Mas vão algumas sugestões:
      - Junte 3-4 amigos (é um número bom para que todos apreciem boa quantidade de vinho e a conversa não se disperse);
      - Eleja um local para as reuniões (se tiver um restaurante conhecido, e que de preferência não cobre rolha, melhor, pois poderá tentar harmonizações);
      - Combinem os vinhos a serem comprados. Um número maior sempre dá a vocês maior poder de barganha e descontos nas compras (Confrarias de lojas virtuais, como a Wine.com.br ou winestore.com.br podem também ser boas opções, pelo menos no começo, pois já tem pacotes prontos);
      - Eu sempro considero uma garrafa para cada 2 um bom número. Menos que isso já começa a faltar e mais é exagero (na minha opinião);
      - Tente variar nos tipos de degustações. Uma idéia é fazer temáticas, por exemplo, vinhos feito com a uva Merlot, de diferentes paises, em uma determinada faixa de preço. Com o tempo, pode-se escolher vinhos da mesma uva (ou corte) de um mesmo país, mas de locais e/ou produtores diferentes. Isso é bem legal. É legal também, no começo, escolher vinhos feitos com diferentes uvas, de um mesmo produtor, para ver a diferença entre elas. Uma outra sugestão é fazer uma degustação de vinhos de um mesmo produtor, indo de um mais básico, até um mais top, notando desta forma o aumento da complexidade dos vinhos. É legal também fazer verticais de um mesmo vinho, ou seja, várias garrafas, de anos diferentes, para ver a diferença entre as safras e evolução dos vinhos. Degustações às cegas também são legais. Vocês podem combinar de levar vinhos em uma mesma faixa de preço, embrulhados, para tentar advinhar a procedência, uvas etc. Isso pode ser direcionado, fechando mais o cerco, ou seja, em um mesmo país, ou continente. Também é legal fazer duelos entre vinhos na mesma faixa de preço, por exemplo, novo-mundo versus velho-mundo. Experimentem por exemplo, Syrah do Chile, da Austrália, versus do Rhone e Itália, para notar a diferença entre eles.
      Nós aqui fazemos também degustações livres, nas quais cada leva uma garrafa a seu bel prazer. Acho que essa é melhor fazer apenas de vez em quando, pois gosto mais das degustações orientadas. Neste caso pode-se ou não estabelecer limites de preços. Em todo caso, o que acho importante é que cada um que esteja levando a garrafa, estude um pouquinho sobre o vinho para apresentá-lo aos amigos. De resto, é só aproveitar e dar muita risada, pois penso que confraria é para isso, não para ficar com muita regra.
      Bem, são apenas algumas sugestões. Vou preparar uma postagem mais completa sobre o tema um dia.

      Um grande abraço,

      Flavio

      Excluir