quarta-feira, 13 de junho de 2012

Mouchão 2002: Tradição do Alentejo!

Semanas atrás adquiri alguns vinhos mais velhinhos, no Empório Brigante em São Carlos. Já dancei com um deles (que foram gentilmente trocados...) Mas como sempre diz o meu pai: "Quem tem medo, não sai de casa!" E eu arrisco nos velhinhos, sem dó. Geralmente tenho mais alegrias que tristezas. Este Mouchão 2002, da foto, já estava um senhor, em seu ápice e talvez descendo a ladeira. Não é vinho para iniciante ou novo-mundista inveterado, nem pensar... Para entendê-lo precisa ter alguma rodagem... O vinho é feito com Alicante Bouschet (70%) e Trincadeira (30%), de forma tradicional. A fermentação é feita em lagares abertos, com pisa a pé duas vezes por dia, e a maturação é feita por dois anos em grandes tonéis de madeira. O vinho é lançado 4 anos após a colheita, pois ainda descansa 2 anos em garrafa antes do lançamento. Este 2002 tinha ainda uma cor rubi escura bem forte, com um halo atijolado, reflexo de seus 10 anos. Ao nariz, mostrava notas de frutas secas, em meio a tabaco, fumo de corda, notas herbáceas e de cogumelos. Em boca mostrava maturidade e taninos perfeitamente domados pelo tempo. Again, não é vinho para paladares pouco compreensivos. Há de ser entendido e apreciado sabendo-se como foi feito e valorizando a tradição.


4 comentários:

  1. Que coisa, Flávio!
    Sempre imaginei que o Mouchão suportasse mais de 10 anos facilmente. Talvez a guarda em condições inadequadas tenha apressado sua evolução. Pelo menos, ainda estava bom.
    Tenho um 2005 em casa. Vc acha q vale a pena deixá-lo completar 10 anos, ou é melhor derrubar logo?
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vitor!
      Você matou em cheio! Certamente ele tem estrutura para aguentar mais de 10 anos tranquilamente. O problema desse foi mau acondicionamento. Não tenho dúvidas quanto a isso. A loja da qual comprei mudou de local etc. Assim, deve ter ficado em condições desfavoráveis por um bom tempo, infelizmente. Acho que o seu 2005 deve estar uma beleza, e pelo que vi da estrutura do 2002, ele deve aguentar ainda um bom tempo de adega. Só não sei se você aguentará deixá-lo lá! rsrs...
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Show!!! degustei o meu Mouchão 2002 ontem. Bem maduro. Estava perto do limite. Na minha adega ele estava desde 2010.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prado Junior,
      Mouchão é sempre um prazer, não? Tradição alentejana!
      Abraços,
      Flavio

      Excluir