segunda-feira, 24 de julho de 2017

Festão do Caião: Almaviva 2010, Lindaflor La Violeta 2008, Valduero 6 Años 2005, etc

Aniversário do Caião no Cabaña. Já faz um bom tempo... Mas não poderia deixar a postagem engavetada, pois os vinhos foram cabeludos.

Almaviva 2010, levado pelo aniversariante. Gigante chileno feito com Cabernet Sauvignon (61%), Carmenére (29%), Cabernet Franc (9%) e Petit Verdot (1%). Rico em aromas de amoras, cassis, chocolate amargo, pimenta-do-reino e toque de menta. Em boca, ótima acidez, taninos sedosos e final muito longo. Vinhão, claro. Mas deveria ter sido decantado. Gosto do Almaviva, mas sempre achei (e continuo achando) muito caro. Nota: O Almaviva que mais gostei foi o 2007. E nem foi o mais badalado e pontuado.

Lindaflor La Violeta Malbec 2008: Vinho top da Monteviejo, levado pelo Tonzinho. Irmão maior do potente Lindaflor (e quatro vezes o preço dele...). Produção pequena e crianza um pouco mais longa em barricas novas de carvalho francês (por até 36 meses).  Notas florais, de ameixas e figos, em fundo abaunilhado. Em boca, acidez equilibrando o dulçor, taninos muito sedosos e final interminável. A diferença em relação ao seu irmão "menor"? Finesse! É incrível como fica degraus acima neste quesito. É elegante ao extremo, macio e refinado. Vinhão! 
Valduero 6 Años 2005, levado pelo JP (que aliás, já havia levado o 2004). Este sou fã incondicional. Monstro de vinho! 3 anos de barrica (de origens variadas) e mais 3 em garrafa antes de sair ao mercado. Sempre digo que este vinho é um camaleão. No começo, se apresenta como um vinho espanhol de estirpe, e depois, vai mudando, adquirindo novas nuances, novos aromas e sabores. É muito rico. Notas de cerejas pretas, toffee, especiarias doces, alcaçuz e chocolate. Em boca, muita sedosidade e final interminável. Simplesmente, delicioso! Vinho grandioso! Continuarei gostando, sempre. 



Vida Toscana 2006: Vinho levado por este que vos escreve, produzido em Firenze, por Tony Sasa, dono da Enoteca Pontevecchio. Trazidos no colo por minhas queridas irmãs. Tempos atrás levei para a turma beber um Brunello dele, excelente, chamado Martina, em homenagem à sua filha (clique aqui). Este Vida é coisa rara. Foi feito em homenagem à avó de Tony. O corte é inusitado (ainda mais para a Toscana): Cabernet Franc 70% e Cabernet Sauvignon 30%. Parece que não passa por madeira. Além do belo rótulo, o vinho é muito bom. Aromas de amoras e framboesas, em meio a um toque picante. Em boca, vinho vibrante, bela acidez e taninos finos. Eu achei uma beleza. Talvez meus confrades não tenham entendido muito a sua proposta. 
Amarone della Valpolicella Giacomo Montresor 2009: Levado pelo Joãozinho. Amarone típico, com aromas florais, uvas passas, azeitona preta e chocolate. Em boca, repete o nariz e mostra taninos  volumosos. Final longo e com notas de chocolate amargo. Bom e com anos pela frente. Também precisava de decanter. 



El Enemigo Malbec 2008: Não me lembro quem levou. O mais singelo da noite, claro. Bem, é só olhar para os outros. Malbec concentrado, extraído, com notas de fruta em compota. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário