domingo, 18 de dezembro de 2011

Reyneke Sauvignon Blanc 2009: Biodinâmico de primeira!

Dias atrás apreciei um Sauvignon Blanc de primeira, feito pela vinícola Sulafricana Reyneke. É uma vinícola relativamente nova, criada em 1998 e cujos vinhos seguem os preceitos biodinâmicos. A vinícola produz vários vinhos, mas seus brancos têm feito muito sucesso. O que bebi é um Reyneke Sauvignon Blanc 2009. É um vinho que surpreende. Um nariz muito rico, com um início típico de grama cortada, que  se mistura à fruta, com notas de melão, lima da pérsia e pêra. Com o tempo, surgem notas gostosas de cêra de abelha, que dá para pensar até que tem um toquezinho de Chenin Blanc (mas não tem). Em  boca, tem acidez vibrante e muita mineralidade, com aquelas notas de giz (sem exagero), que tanto gosto. Foi ficando ainda melhor com o tempo, o que acontece geralmente só com brancos de qualidade. Um belo vinho! Ficou perfeito com camarão e deve ficar uma delícia com queijo de cabra. Estou curioso para experimentar o reserva. A propósito, os vinhos Reyneke são comercializados pela Mistral. Aliás, coloco a foto do 2008, emprestada do site da Mistral, por que bebi o vinho em um restaurante e não tirei foto.

2 comentários:

  1. Flavio já namorei muito esse vinho na Mistral, mas não tive a oportunidade de tomá-lo ainda. O reserva tem uma linda grafia marcada no vidro da garrafa, vou atrás.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Eugênio,
    Eu também estava curioso para experimentar este vinho, e quando vi no restaurante não tive dúvidas. E foi uma boa pedida. Agora estou curioso para experimentar o Reserva, que pelo jeito deve ser muito bom.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir