quinta-feira, 31 de março de 2016

Termeão Pássaro Branco 2006: Boa pedida!

Bebi este Termeão Pássaro Branco 2006, de Campolargo, nessa sexta-feira da paixão, para acompanhar o bacalhau. Termeão é o nome de um pássaro brasileiro, também conhecido como Guaraz, que dizem ser branco quando jovem e vermelho quando adulto. O vinho é um corte de Touriga Nacional (majoritária), Castelão Nacional e Cabernet Sauvignon, com passagem de 12 meses por barricas usadas. Destaco nele três boas qualidades: Madeira que não deixa marcas, álcool baixo (12%) e muito boa acidez. Ao nariz mostra aromas florais, de amoras, mirtilo e algum vegetal. Como o tempo em taça (e no dia seguinte), foram surgindo aromas de alcaçuz, balsâmicos e fumo de corda. Em boca, no primeiro dia, muito frescor, corpo médio e taninos redondos. Não mostrava a idade. No segundo dia foi ficando mais sóbrio e mostrava notas de ameixa e fumo. O vinho é boa prova de que não é preciso ter álcool alto para se ter boa estrutura. O problema: Pelo baixo álcool, pensei ser um vinho mais leve e que casasse bem com o bacalhau. Não deu liga. Mas no dia seguinte, rimou muito bem com um noix... Bom vinho bairradino, a ser conhecido.

Ps. Comprei no último bota-fora da Mistral. Valeu a pena!


4 comentários:

  1. Essa semana comprei o Fattoria di Felsina Chianti clássico 2008 por 139 e o Quinta do Perdigão Colheita 2008 por 101, o Renato Machado na minha opinião está correto, Fattoria Felsina é o Melhor chianti da Italia, melhor vinho que bebi esse ano. Grande abraço, esse do post, não encontrei infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Helio!
      Fizestes uma bela compra, tanto pelo Chianti Felsina, quanto pelo Perdigão. Ambos são excelentes, e por esses preços, ficam ainda melhores...rs.
      Os vinhos de Campolargo pintaram na promoção da Mistral, mas se foram logo. Eu dei sorte e consegui pegar alguns, como este do post e também o Vinha da Costa, que bebi tempos atrás e achei muito bom.
      Depois me fala o que achou do Perdigão.
      Grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  2. Caro Flávio, o Perdigão é excelente, concentrado, com bastante fruta, sem ser enjoativo, taninos presentes e com bom tempo pela frente, comprei ainda a 69,90 o chianti classico Isole i Olena que também está uma maravilha, esse é clássico até no corte com Sangiovese e Canaiolo. Comprei por 262 o reserva do Fattoria di Felsina 2007, se o classico simples já é fantastico esse espero que seja algo no mesmo nível pra mais. A certeza que tenho é que são bem melhores que o tão afamado Castello di Ama, acho que a Mistral dá um tiro no pé ao priorizar este ao invés de investir no Felsina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Hélio,
      Isole i Olena também faz ótimos chianti. Bem, o que não falta são chiantis bons (e outros nem tanto...rs). Recentemente, provei os San Felice... Excelentes! Pena que eles não tenham mais importador no Brasil. Era da Terroir. Espero que logo tenham, pois são muito bons.
      Os Castello di Ama só têm um problema: preço! Mas são excelentes, desde o mais simples, Ama (que custa 23 doletas lá fora). São vinhos que devem entrar na mala em viagens. O Gran Selezione San Lorenzo 2010, que arrebatou o sexto lugar na lista dos Top 100 da WS, pode ser adquirido lá fora por cerca de 40 doletas, um preço justo para um vinho de alta qualidade. Aqui, estava quase 500... Ai não dá. Mas o Fontalloro de Felsina está até mais caro. Bem, difícil é saber o que está barato hoje...rs.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir