segunda-feira, 3 de julho de 2017

Aniversário do JP, com direito a Vega Sicilia, Tondonia, Tignanello e muito mais!

Aniversário do JP é garantia de vinho bão. Para começar, quase sempre ele abre um Vega Sicilia prá gente se divertir. Dessa vez não foi diferente: Chegou com um Vega Sicilia Único 2000 debaixo do braço. Quando o caso é Vega, não tem muito o que comentar. O negócio é saborear e ficar com a lembrança de um vinho profundo, rico em aromas de cereja preta, curry, notas terrosas, alcaçuz e tabaco. Em boca, muita elegância e grande presença. É intenso, sedoso, taninos redondos e final interminável. Uma beleza de vinho, sempre! Tomara que o JP mantenha a tradição em seus aniversários.
Mas teve ainda muita coisa boa, de primeira.
Eu levei um Tondonia Reserva 2004. Safra que adoro e produtor que sou fã incondicional. Aqui é tradição pura. Leveduras indígenas, seis anos em madeira, clarificação com claras de ovo, etc. E tudo isso resulta em um vinho de muita classe. Este 2004 estava uma beleza. Cor mais escura que de costume, aromas de cereja seca, baunilha, tabaco, cítricos e terrosos. Em boca, ótima acidez, mineralidade, textura complexa e final longo. Mais um excelente Tondonia. Obviamente, fez muito sucesso com os confrades, que o colocaram como um dos melhores da noite. Eu concordo! 
O Paulinho levou dois vinhos. Os dois foram replays, muito bem-vindos! Se quiser levar pela terceira vez, não se intimide, Paul! Um deles foi o Tignanello 2010, vinho de grande safra na Itália, que ganhou bastante desde quando o bebemos em 2015 (clique aqui). Não vou falar muito dele. Só que está melhorando, já estando ótimo. Tem muitos anos pela frente o danado. Agora, ainda pede decanter. Vinhão! Ou outro vinhão levado pelo Paulinho foi um Marquesa de Alorna Grande Reserva 2011. Outro que deve melhorar com o tempo. Não deu para sentir muita diferença em relação ao que bebemos em Abril (clique aqui), pois o tempo é muito curto. É vinho para muitos anos também. Denso, concentrado, poderoso.
O Tonzinho abriu dois vinhos. Um deles é o primeiro à esquerda, na foto: Soléna Pinot Noir Grande Cuvée 2012. Pinot do Oregon, que sempre me deixam felizes. Este, particularmente, foi o 38 da lista dos Top 100 da Wine Spectator em 2015. Vinho com aromas de cereja em licor, morango e especiarias (canela e outras). Muito sedoso em boca, elegante e com final especiado. Desce fácil, muito agradável! Gostei dele, ainda que não seja dos mais minerais.
O Outro vinho aberto pelo Tonzinho foi um do sul da França (Minervois): Chateau de Landure Cuvée de L'Abbé Frégouse 2005. Que nomão! É o último do lado direito da foto. O vinho já está com boa idade e na hora de ser abatido. Tem aromas de cereja preta, alcaçuz, couro, café e chocolate. Em boca, boa acidez e taninos já devidamente arredondados pelo tempo. Bom vinho.
O Caião levou um Judas Malbec 2013. Não fez minha cabeça. Muito doce para meu gosto. E é caro...
E para finalizar, um Penfolds Bin 389 Cabernet Shiraz 2012, levado pelo Rodrigo. Cor escura, intransponível, e aromas de fruta madura, florais, chocolate amargo e especiarias. Dá a impressão que será muito pesado em boca, mas não. É encorpado, mas vibrante, cheio de energia. Os taninos devem ainda arredondar com o tempo. Aliás, este vinho costuma ser longevo. Muito bom!
Isso aí! Noitada boa para celebrar o aniversário do chefe (como diria o Caio).
O Chefe (segundo o Caio) fazendo o teste drive do Vega...



6 comentários:

  1. Flavio,
    Será que o Chefe não precisa de garçom para o próximo aniversário?
    Cobro baratinho, só a taxa de serviço, 10% de cada vinho (rs).
    Grandes vinhos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre!
      Pode deixar que apresentarei a proposta ao Chefe! rsrs.
      Mas você é sempre nosso convidado, independente de qualquer coisa. Quando vier para esses lados, aguardamos a visita!
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  2. Entao quer dizer que o tondonia já está pronto? Li em alguns lugares que é um vinho que se beneficia e muito de longa guarda...
    Tenho um desses na adega e em breve deve virar uma bela lembrança!
    Que time de peso! Vega, tondonia, tignanello..... so coisa boa!
    Mais uma bela degustação . Ja tinha ficado besta com o mouchao tonel 3/4 2008. Mas agora pegaram pesado
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,
      Pode mandar ver no Tondonia, ou guardar, se resistir...rs. Esta é a segunda garrafa que mandei ver. E ambas, estavam belíssimas! Tenho certeza que você vai gostar demais. Realmente o time era de peso. A turma caprichou no aniversário do Chefe...rs. Bem, a noite do Mouchão 3-4 também estava nervosa. É um vinho que gosto muito este danado de Mouchão.
      Abração,
      Flavio

      Excluir
  3. A tendencia de abri-lo está enorme.
    Estou tentando esperar uma encomenda, buçaco tinto 2004, pra degustar os 2 juntos. Já que são 2 vinhos de estilo tradicional e comparar um com o outro. Penso que será interessante!
    Os vinhos espanhois tem me cativado cada dia mais!
    parabens pelas postagens
    renato lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,
      Bem,são estilos bem distintos. Gosto demais dos dois.
      Os vinhos espanhóis são realmente muito bons. Difícil decepcionar. Mesmo os mais simples.
      Eu que agradeço a visita de sempre! De vez em quando pinta uma zurrapinha aqui ou alí, mas são mais raras que de outras procedências.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir