sábado, 21 de maio de 2011

Santenay La Comme Dessus 2002, de Jean Marc Morey


Ontem apreciei este Santenay La Comme Dessus 2002 com um bom risoto al funghi secchi. Este borgonha é produzido em Santenay (à oeste de Chassagne-Montrachet), por Jean Marc Morey. O vinho tem uma bela cor rubi escuro, mais forte que os pinot tradicionais. Ao nariz exala muita fruta, provavelmente por que o produtor utiliza apenas um quarto de barricas novas de carvalho, para que a madeira não a sobrepuje. O que primeiro se apresenta são as notas de acerola. Meu filho matou na hora o aroma (ele é craque nisso... Mas por enquanto, só nos aromas). Somam-se notas de cereja, morango silvestre e toques terrosos. Em boca é muito bom, fresco, com boa acidez, taninos redondos e final médio. Um borgonha que não é caro e que traz bom retorno. Comprei esta garrafa há alguns anos atrás, na Mistral. Atualmente os vinhos de Jean Marc Morey são importados pela Vinci.

4 comentários:

  1. Ano fantástico na Borgonha, e apreciado nessa taça corretíssima, deve ter sido um encanto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Grande Eugênio!
    O vinho estava mesmo uma delícia. Muito boa sua lembrança sobre a safra. Depois de seu comentário foi que verifiquei que, depois da de 2005, foi a melhor nos últimos tempos na borgonha. E realmente a taça ajuda a ressaltar suas qualidades.
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde Flávio...!! estou começando agora minha religião vinhosa...hehehe. tenho um blog sobre gourmeteria...visita e manda tua opinião... www.osdesentocados.blogspot.com onde coloco minha paixão em ser um gourmetido. Entre comidas...restaurantes... e estórias...e lendas falo um pouco de vinhos...É engraçado como consegui dar sentido nos aromas de um pinot noir e outras uvas referenciando com frutas que conheço...acerola...jambo...goiaba...maracuja...etc um abraço ptorres

    ResponderExcluir
  4. Caro Paulo,
    Obrigado pela visita e comentário! Ah, visitei seu blog. Parabéns! E vocês têm um prato cheio no tocante a frutas para referenciar. É só mandar ver!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir