domingo, 15 de maio de 2011

Vinha Grande 2008, Weinert Malbec 2003 e Brancaia TRE 2007

O amigo Margarido nos recebeu em sua casa e não deixou por menos. Além do Pintia, comentado aqui, nos brindou com um vinho português muito bom, da Casa Ferreirinha, o Vinha Grande 2008. Bem, esta safra foi boa e o produtor, sem comentários. Assim, a aposta é certa. Este 2008 tem o carimbo da Casa Ferreirinha: elegância pura! Vinho floral, com as notas de violeta aportadas pela touriga nacional. A fruta é presente, mas sem exagero. Notas de amora, kirsch, envoltas por leve anis, cacau e tabaco. Em boca é de meio corpo, com taninos presentes, mas corretos, e acidez que o torna excelente acompanhamento para comida. Gostei muito do vinho, que tem uma relação custo benefício muito boa. Uma boa introdução aos vinhos da Casa. Em São Carlos é comercializado pela Mercearia 3M.
Além do Vinha Grande, apreciamos um malbec tradicional, levado pelo amigo Rodrigo, o Weinert Reserva Malbec 2003. O vinho é feito à moda antiga, em grandes tanques de madeira. Possui as notas de ameixa típicas, cereja, mas é menos compotado e trás também notas animais, de couro, leve tabaco e algo terroso. Vinho muito bom para acompanhar um churrasco. É um malbec diferente da maioria. Também pode ser encontrado na Mercearia 3M.
Apreciamos ainda um italiano muito bom, o Brancaia TRE 2007. Vinho top 100 da WS em 2009 (décimo lugar), com 93 pontos. Foi levado pelo amigo João Paulo. Eu gosto muito deste vinho, já apreciado em outras ocasiões. É feito com 3 uvas: Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot, de 3 locais diferentes (dai o nome TRE). A Sangiovese reina e lhe aporta os aromas florais, a cabernet a potencia e a merlot lhe dá cor e equilibra os taninos. Notas de framboesa e amora, envoltas em leve café e chocolate. Vinho encorpado, mineral e com taninos presentes mas redondos. Amplo em boca e com final longo. Um belo vinho e de custo benefício muito bom. Este 2007 se destaca entre os Brancaia TRE. É importado pela Grand Cru.

Nenhum comentário:

Postar um comentário