quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Pode falar o que quiser, mas americano sabe fazer vinho: Brewer-Clifton Sta. Rita Hills Chardonnay 2010

Ontem fui levar uns vinhos que comprei, por encomenda, para o Paolão. Chegando lá, o Paolão trucou e propôs abrir um californiano prá gente beber. Eu aceitei e ele abriu um Brewer-Clifton Sta. Rita Hills Chardonnay 2010. A vinícola Brewer-Clifton é adepta da agricultura orgânica e é comandada pelo ex-surfista Steve Clifton e pelo ex-professor francês (e ex-ciclista profissional) Greg Brewer. A vinícola produz varietais com Chardonnay e Pinot Noir,  além de espumantes. Ela fica localizada bem ao sul da principal região vinícola da Califórnia, e ao norte de Santa Barbara. O vinho é feito com uvas de 3 vinhedos diferentes e tem aromas cítricos, de maçã verde e de nectarina, em meio a notas minerais. Em boca é fresco, mineral, e com um fundinho apimentado muito interessante. Um Chardonnay nadinha enjoativo, com um final bem longo. Evaporou logo... Um ótimo branco americano, que mostra o quanto eles sabem fazer vinho. E como diz o título da postagem, nós podemos falar o que quisermos, mas não podemos dizer que os caras não sabem fazer vinhos. Podemos criticar às vezes alguns vinhos pesados, carregados de baunilha, álcool acima da média, muita fruta madura etc. Mas nem sempre é assim. Os caras dominam a técnica e sabem como fazer o negócio. E eu, que já critiquei algumas vezes os vinhos americanos, tenho que me render a eles de vez em quando...rs. Valeu, Paolão! 

2 comentários:

  1. Flavio, o americano é F#*@! O que ele quiser fazer, ele faz direito. Podem não gostar mas tem que admitir. Os caras são os que fazem o pinot noir mais semelhante ao da Borgonha (ainda são poucos, mas está aumentando). Estou pirado nos P.N. do Oregon, Santa Cruz (também não são todos, mas há muitos P.N. borgonheses lá). E quer saber a melhor parte? Compre os intermediários na faixa de 50 dólares, fuja dos de 150-200 dólares, esses são geralmente bombados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eugênio!
      Concordo plenamente, meu amigo. Os caras são "flóridas"! rsrs. E particularmente, em relação aos PN, dão prova disso. E o bom é isso que você fala: Comprar na faixa de 50 doletas. Todos que tomei nesta faixa, e abaixo dela, me deixaram felizes. Bem, os de 150-200 fica mais fácil fugir, pelo preço e pelo lado bombado...rs. Eu ainda não experimentei os de Santa Cruz. Vou botar na lista.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir