sábado, 24 de dezembro de 2011

DE BARCA VELHA A CHATEAU D'YQUEM - SÓ MARAVILHAS EM NOSSO JANTAR DE FINAL DE ANO

Nessa semana fizemos o jantar de final de ano da Confraria do Ciao. E para acaompanhar a bela massa feita pelo Tom e o pernil de Cabrito que fiz, só grandes vinhos. O primeiro aberto foi um Chateauneuf du Pape Domaine du Pégau Cuvée Laurence 2005. Não confundir com o Selection Laurence Pégau, que é um vinho bem mais simples. Este é outra coisa. Um dos tops do produtor, tradicional no Rhone. É um Chateauneuf à moda antiga. Vinho com aromas de groselha, tabaco doce, tostado e ao fundo, notas de Bret e toques terrosos. Em boca, redondo, sedoso e com final muito longo. Vinho complexo, refinado e velho mundo por natureza. Eu gostei muito. Uma raridade já difícil de encontrar, mesmo fora do Brasil. Eu tive a chance de adquirir na Grand Cru e felizmente ainda tenho duas garrafinhas para beber daqui a alguns anos.
Seguimos com um top chileno que há tempos queria provar, o Chadwick 2005. Este vinho coleciona vitórias em degustações às cegas frente a grandes Bordeaux. E que vinho! Um nariz de arrebentar. Aromas deliciosos de cassis, cereja preta, cacau e chocolate, em meio a um tostado muito gostoso. Em boca, amplo, sedoso e com final longuíssimo! Um vinhaço! Um dos melhores chilenos que já sorvi. Superou minhas expectativas.
E depois do grande Chadwick, mandamos ver em um espanhol de Ribera del Duero, o Flor de Pingus 2008. É um vinho produzido pelo engenheiro agrônomo Dinamarquês Peter Sisseck. O mesmo que produz o famoso e caro Pingus. Bem, este Flor de Pingus é um vinhão! Um vinho um pouco exótico, com ótima fruta e notas especiadas diferentes, em meio a notas balsâmicas. Em boca, muita estrutura e complexidade. Já bebível agora (e com prazer...), mas com longos anos pela frente. Também agradou a todos.
Mas o conterrâneo dele, alí, de pertinho, Rioja, fez ainda mais presença. O riojano La Viña de Andrés Romeo 2005, produzido por Benjamin Romeo, fez um sucesso incrível. O vinho, da família do grande Contador, é também grande! Ele alia potência e elegância. Ao nariz, notas de amora, cereja preta, tostadas, café e caramelo. Em boca, repete o nariz e é suntuoso, amplo, longo e muito sedoso. Que delícia! Um vinhaço!
E vamos em frente...
Depois das feras anteriores, mandamos ver em duas belezas da Casa Ferreirinha. O primeiro deles foi um Casa Ferreirinha Reserva Especial 2003. Nós já havíamos bebido o 1997, que estava maravilhoso (clique aqui). Este 2003 também estava muito bom, mas não ao nível do 1997, que a meu ver, estava melhor. Ao nariz, notas de groselha, amora, melaço, chocolate e alcaçuz. Em boca, redondo, longo e com taninos já arredondados. Um belo vinho, mas que ficou na sombra de seu irmão mais velho, que mostro a seguir...
No ano passado, apreciamos uma magnum do grande Barca Velha do ano 2000 (clique aqui). Confesso que naquela ocasião fiquei até um pouco decepcionado. Não por que o vinho estava ruim, longe disso. Mas por que eu esperava mais. Acredito que era porque, apesar da idade, ainda estava fechado. 
Mas pessoal, este Barca Velha 2000 que abrimos desta vez, estava uma coisa do outro mundo! Uma maravilha engarrafada. Nem dá para descrever a complexidade do danado. Foi unanimidade: O melhor da noite, sem dúvida alguma! Que riqueza! Vinho delicioso, com notas de figo, amora, cereja, café com leite, melaço, chocolate e alcaçuz. E com o tempo, ia se abrindo cada vez mais. Em boca, uma delícia! Taninos sedosos e final interminável. Grandioso!
E depois disso tudo, para acompanhar meu clássico e aclamado Créme Brulée, um grandioso Chateau D'Yquem 1997. O que dizer deste vinho? Talvez fosse melhor parar por aqui e só mostrar a foto. Uma maravilha! Vinho estupendo, riquíssimo, harmonioso. Um néctar dos deuses! E chega! Não vou correr o risco de cometer qualquer injustiça com esta preciosidade que é para ser bebida de joelhos.

Bem, a noite foi maravilhosa, com bela comida, amigos para sempre e vinhos grandiosos. A única falha foi a ausência de nosso amigo Paolão, que estava doente. Uma ausência muito sentida.

8 comentários:

  1. Acordou cedo em Flavitz,
    Parabéns para você e para o Tom pela comida,tanto o cabrito como a massa mereciam 100(WS/RP).Concordo com você em relação aos tintos,só fiquei um pouco decepcionado com o Yquem,acho que um Oremus 6 puttonyos é melhor,quem sabe na próxima garrafa tiro esta má impressão.
    Abs, JP

    ResponderExcluir
  2. Pois é JP! Estava devendo a postagem do final de ano! Obrigado pelos elogios ao Cabrito. Fico feliz que tenham gostado. Então, quanto ao D'Yquem, eu adorei. Não é que você tenha tido uma má impressão, é que é briga de cachorro grande com o 6 Puttonyos. O que fica é que a diferença entre qualidade não justifica a diferença entre preço e fama, pois são dois grandes vinhos! Eu também gosto muito do Oremus 6 Puttonyos. Isso que é bom: Gostamos de duas coisas maravilhosas! Que difícil isso... rsrs...
    Abração,
    Flavitz

    ResponderExcluir
  3. Caro Flávio,
    Que bela degustação, coisa de iniciados! Fiquei particularmente interessado no Cuvée Laurence 2005, o único de sua lista que ainda não degustei. Fiquei animado em abrir uma garrafa...
    Aproveito para lhe desejar um feliz Natal e um 2012 repleto de saúde, sucesso e ótimos vinhos!
    Abs,
    Luiz Cola
    www.vinhosemaisvinhos.com

    ResponderExcluir
  4. Fala Flavinho.... Estava ansioso por essa postagem e até que enfim chegou. Presente de Natal. Parabéns pelo cabrito e pelo creme brulee. Estamos nos superando a cada ano e assim vamos ficar mal acostumados. QUE BOM!!!!
    Feliz Natal para vc e toda sua família e que em 2012 possamos nos reunir ainda mais. Abraço. Caio

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Luiz!

    Obrigado pelo comentário e pela presença constante aqui no blog durante 2011! Espero contar com sua indispensável visita em 2012 (e nos próximos anos).
    Quanto ao Cuvée Laurence, realmente é um vinho diferenciado. Tive a felicidade de adquirí-lo na Grand Cru, a um ótimo preço. Vale a pena experimentar.
    Obrigado pelos votos de Feliz Natal e Ano Novo, aos quais, retribuo, com os desejos de que você tenha ótimos motivos para apreciar grandes vinhos!
    Grande abraço!
    Flavio

    ResponderExcluir
  6. Grande Amigo Caio!
    Visitante fiel do "vinhobão"!
    Realmente estamos muito mal acostumados! QUE BOM!!! rsrs... E que no ano que vem a Confraria do Ciao continue no mesmo ritmo! Bem, em janeiro podemos programar uma especial para mostrar como será o ano...
    Desejo a você e família um excelente Natal e um Ano Novo grandioso, com muita alegria, saúde, paz e... grande vinhos!
    Abração,
    Flavio

    ResponderExcluir
  7. Flavio,
    Dizer o quê?
    Babar, apenas.

    ResponderExcluir
  8. Caríssimo Alexandre,
    Bom ter sua visita neste inicio de 2012! Espero que sejam muitas.
    Pois é, foram realmente grandes vinhos. De babar! Espero que este ano tenhamos outros destes.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir