sábado, 17 de maio de 2014

E.Guigal Chateauneuf du Pape 2004, Vietti Nebbiolo Perbacco 2006 e Herminia Excelsius 2009: Três ótimos vinhos!

O JP nos brindou recentemente com um ótimo E.Guigal Chateauneuf du Pape 2004. Deste produtor não se esperaria menos que um belo vinho. Este Chateauneuf é feito com 85% Grenache, 5% Syrah, 5% Mourvèdre e 5% outras castas, de vinhedos de mais de 50 anos de idade. A maturação é feita por 3 anos em barricas de carvalho. Sua cor é muito bonita, rubi, brilhante, e os aromas lembram framboesas e ameixas, em meio a especiarias, como canela, noz moscada e alcaçuz. Em boca é amplo e macio, mostra acidez correta e taninos muito redondos. O final é longo, especiado e com um toquezinho herbáceo bem legal. Um belo vinho, claro! Valeu JP!
O Paolão nos ofertou um Vietti Nebbiolo Perbacco 2006. Já comentei aqui no blog que acho este um dos melhores custos benefícios. É um Nebbiolo que ganha de muito Barolo meia-boca que pinta no mercado. É... tem sim Barolo meia-boca! Se você não quer gastar uma boa grana com um Barolo de qualidade, este Perbacco é uma ótima opção. Com a vantagem que fica pronto mais cedo e dispensa longas decantações. Este 2006 mostrava notas de amoras maduras e framboesas, em meio a couro e tabaco. Em boca, repete o nariz e mostra taninos já arredondados pelo tempo. A acidez é correta e o final é longo e com um fundinho de tabaco. Como sempre, um Perbacco que não decepciona. Já está na hora de ser abatido, pois acho que não ganhará mais com o tempo.
E para fechar, um vinho que levei, o Herminia Excelsus 2009. Este vinho ficou na lista dos Top 100 da WS em 2013, na 39a posição, com 93 pontos. É um Riojano de estilo moderno, mais frutado e sem muitas marcas da madeira. É feito com 50% Garnacha e 50% Tempranillo, corte não trivial em Rioja. A maturação em barricas de carvalho é por tempo mais curto que o usual, por apenas 9 meses. O vinho é floral e com notas de frutas maduras, com destaque para ameixa e framboesa. Em boca mostra ótima acidez e taninos muito corretos. Destaque também para sua mineralidade. O final é longo, com um fundo especiado. É um ótimo vinho, com muita clareza e que justifica os elogios. Comprei na Viavini e ainda peguei um descontinho. Valeu a pena. Recomendo!



2 comentários:

  1. Flavio,
    Mandando ver no Guigal (rs)!
    Na degustação da Interfood, provei um Châteauneuf 2006 que estava muito bom mesmo. Um belo vinho.
    No passado, bebei tb um Côti Rôtie que me chamou a atenção. Hermitage ainda não tive o prazer.
    E já no básico Côtes du Rhône a vinícola demonstra sua qualidade.
    Curioso por esse Vietti.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alexandre... Já estou ficando mal acostumado com os vinhos dele...rs. Todos são bons. Como você disse, até os básicos agradam.
      Quanto ao Perbacco, você tem que experimentar. Melhor que muito Barolo "genérico" . E a bom preço. Se bem, que atualmente tudo tem aumentado.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir