Gravonia 2003: Outro belo branco de Lopez de Heredia!
|
Olha a cor do vinho! |
Meus leitores sabem o quanto gosto dos vinhos de Lopez de Heredia. São vinhos únicos, que não se rendem a modernismos e que atravessam décadas mostrando tradição e elegância. Tanto os tintos como os brancos são vinhaços! Mas os brancos, longevos como poucos, brilham. São vinhos com longos anos em madeira e que conseguem, depois de muitos anos manter a vivacidade. Desde os mais simples, até o mais complexos (e caros), devem ser bebidos por aqueles que se dizem "bebedores de vinho". O Gravonia é o vinho de entrada do produtor. E que entrada...Vinho feito com 100% Viura e maturado por 4 anos em barricas de carvalho, com duas trasfegas anuais, clarificado com claras de ovos e engarrafo sem filtração. Tradição total. Seus ótimos 12,5% de álcool mostram que longevidade não tem nada a ver com bomba alcoólica. E não te deixam derrubado. Ao nariz mostra aquelas notas amendoadas, de cera de abelha e levemente oxidadas que muitos desavisados pensam ser defeito... Em boca, fresco, nos seus 11 anos. Longo e prazeiroso. Uma delícia de vinho! Só por curiosidade, ele ficou (não sei como) na lista dos Top 100 da Wine Spectator, com 93 pontos e a designação de altamente recomendado. Bem, de vez em quando eles acertam...rs.
Boa tarde, Flávio. Talvez vc não se recorde, mas no seu poste sobre o Pêra-Manca Branco 2008 eu perguntei qual vinho eu você recomendaria entre o Pêra-Manca branco o Viña Gravonia. Bem, segui o seu conselho e comprei o Viña Gravonia 2003. O mesmo vinho do presente poste. Agora que comprei o vinho, veio a dúvida: o que fazer para acompanhar? Alguma sugestão? Abraço. Ass. Felipe Pacheco.
ResponderExcluirOi Felipe,
ExcluirO Gravonia vai muito bem sozinho... Mas acompanha bem petiscos como frutas secas, damasco etc. Também vai bem com queijo manchego, lulas e camarões empanados. Ele encara fácil uma bela posta de bacalhau e até mesmo carne de porco e jamon ibérico.
Aproveite!
Abraços,
Flavio