domingo, 11 de maio de 2014

Minha Mãe Madalena

Esta foto mostra bem o que era minha Mãe Madalena. A baixa estatura era apenas física - Ela tinha um espírito gigantesco. Imaginem uma senhora de 75 anos, portadora de diabetes, hipertensão, colesterol alto, triglicérides idem, etc..., sentar na garupa de uma moto e enfrentar perto de 300 km diretos, em uma estrada sinuosa e não muito amigável, saindo de Minas até chegar em São Carlos. Isso em dias em que estava tendo descompensações... Para realizar tal façanha, com meu irmão caçula, ela saiu de nossa casa em Passos com ele dizendo que iria à sua casa. Quando ligou para meus outros irmãos, já estava aqui, transbordando felicidade e escancarando um sorriso imenso em seu rosto de pele clara e rosada. Chegaram na hora do almoço e voltaram no dia seguinte as 7h00 da manhã. Confesso que eu não aguentaria. Mas ela, sim. Isso foi pouco para quem suportou 75 anos de uma vida dura, para criar 5 filhos com muitas dificuldades. E neste dia das Mães, fica para mim a lembrança de sua última vinda à minha casa, chegando na garupa de uma moto. 
Tempos atrás, no aniversário de meu Pai, o comparei a um Barolo, sisudo, fechadão, mas com um coração de criança. Não consigo encontrar um vinho para comparar com minha Mãe. Talvez a elegância e a unanimidade de um grande Champagne? A força de um grande Brunello? A persistência de um grande Borgonha? A doçura de um Sauternes? Na verdade, neste dia de hoje, eu só queria que ela tivesse a longevidade de um Porto Vintage, pois há exatamente 15 dias ela nos deixou... E meu coração está partido e cheio de saudades neste primeiro dia das Mães que passo sem ela. Te amo, minha Mãe Madalena!!!

8 comentários:

  1. Caraca Flavinho, de arrepiar. Não é a toa que você é esta pessoa tão especial e que todos nós o temos com muito carinho e sinceramente orgulho de ser seu amigo. Abraço e força amigão. Caio, Cuca, Henrique e +1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Caião! É a segunda vez que você me faz chorar esses dias, meu amigo! O orgulho é meu de possuir amigos tão especiais. Só isso me traz a serenidade para contornar a saudade. Um grande abraço a você, Cuca, Henrique e a pessoa linda que logo estará entre nós!!!
      Flavio

      Excluir
  2. Flávio,

    Muito bonito seu texto. Temos que aproveitar a companhia das pessoas enquanto estão conosco, não deixar pra depois. Eu tento seguir sempre isto na minha vida. Tenho certeza que você curtiu muito a presença dela. Que ela esteja agora também em boas companhias! E um abraço a todas as mães!

    Alexandre/DF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Alexandre,
      Muito obrigado! Concordo plenamente com você: Devemos aproveitar da companhia das pessoas o máximo que pudermos. E na minha opinião, sempre podemos fazer mais. Eu curti muito a minha Mãe, mesmo tendo saído de casa aos 19 anos. Sempre que podia, ía vê-la. Nunca faltei de um dia das Mães sequer. Ela adorava isso! Algumas vezes cheguei de sopetão, já no domingo. Isso a deixava muito feliz. Tenho certeza de que agora ela está em boas companhias. E reforço seu abraço a todas as mães! Não existe amor mais incondicional que o delas.
      Um grande abraço!
      Flavio

      Excluir
  3. Bonitas palavras, Flavio.
    Dizer o quê...
    Meus sentimentos pela perda.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, meu Amigo!
      Seus sentimentos me trazem muito conforto.
      Um grande abraço,
      Flavio

      Excluir
  4. BELÍSSIMA HOMENAGEM À "D. MADALINDA" E BELÍSSIMO TEXTO FLÁVIO!!!

    À D. MADALENA, NOSSO RESPEITO, ADMIRAÇÃO, AMIZADE (DE UMA VIDA TODA) E MUITO AMOR!

    A VOCÊ NOSSO ABRAÇO COM CARINHO,
    ANA MARIA MACHADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Ana Maria!
      Obrigado pela mensagem e pelo carinho com nossa querida Mãe Madalena. Ela conquistou, durante toda a sua vida, a amizade, carinho, respeito e admiração de um número enorme de pessoas queridas, como todas de sua família, que tanto gostamos. Ela estará sempre nas nossas melhores lembranças!!!

      Abraços a você e a toda sua família querida!

      Flavio

      Excluir