domingo, 25 de setembro de 2016

Mas Doix, Doix 2010: Um Super Priorato!

Sou fã declarado de vinhos do Priorato. Adoro a sua intensidade e mineralidade. A Celler Mas Doix, além deste Doix 2010, produz vários vinhos, dentre eles os mais acessíveis Les Crestes e Salanques, e o raro (e caro) 1902, um 100% Carignan de videiras plantadas em 1902. Só 3 barricas deste vinho são produzidas. Isso, obviamente, reflete no preço. O Doix, embora também seja um vinho top da vinícola e tenha um preço também salgadinho, é mais acessível que o 1902. Ele é considerado o seu vinho emblemático. 
Como todo bom Priorato, ele é feito com uvas de videiras de rendimento baixíssimo, no caso, apenas 300 gramas por planta. O vinho é um corte de Carignan (55%) e Grenache (45%), de videiras de 110 e 100 anos, respectivamente. A maturação é realizada em barricas novas de carvalho francês por 16 meses. Sua cor é escura, brilhante, e os aromas surgem potentes logo ao vinho ser aberto: Notas de frutas silvestres, florais, alcaçuz e minerais (claro). Com o tempo foram surgindo notas achocolatadas. Em boca, é de uma clareza incrível. A acidez é vibrante e os taninos muito finos, já domados para um Priorato de apenas 6 anos. O final é interminável e com notas de alcaçuz e chocolate. Um vinhaço, que ficou com a maior nota (94) em um painel da Decanter de "vinhos de pago a serem provados". Paolão e eu ficamos tristes quando a garrafa se esvaziou, e felizes por termos comprado este vinho em uma bela promoção na Wine. Pena que nunca mais o encontramos lá.




6 comentários:

  1. Mais um que também comprei na Wine, Flávio... kkkk

    O meu ainda não abri. O que você acha, espero mais ou mando brasa?

    abs,

    Alexandre (DF)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo gosto!!! kkk
      Olha, se ele for ficar ainda melhor com o tempo, fico imaginando como será... É daqueles vinhos para abrir em petit comité, devagar, curtindo, acompanhando a evolução. Vai dando cada vez mais prazer. Se eu tivesse outra garrafa, acho que não aguentaria esperar mais tempo. Ele pode até melhorar, mas já está uma beleza!!! Frescor, taninos amigáveis, tudo de bom...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Então não vou demorar muito para abrir. Pena que esse tipo de vinho (e com bom preço) esta cada vez mais raro na Wine.

    Por falar nisso o Champagne Jacquart Brut está 138 lá, eu tomei uma vez e gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Sempre aparecia um vinho cabeçudo a preço bom. Agora tá mais difícil. Lembro de um Gloria Reynolds também...
      Bom saber do Champagne Jacquart. Queria ouvir a opinião sobre ele. Talvez pegue um lá. Valeu!
      Abs

      Excluir
  3. Flávio,

    O Jacquart Brut é bom, não deve aos champagnes "comuns" que estão sendo vendidos na faixa dos 200 pra cima.

    Já o rosé eu não gostei tanto.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexandre!

      Valeu! E tempos atrás ele estava a um preço ainda melhor, né? Mas ainda está muito bom para um Champagne. Tempos atrás comprei umas garrafas do Vollereaux, da Chez France. Tava um preço muito bom na época. E é legal também.

      Abs,

      Flavio

      Excluir