terça-feira, 18 de outubro de 2016

Pizzorno Primo 2008, Lagarde Malbec 2010 e Cordillera Syrah 2008

Tempos atrás, o Paulinho, que é o Rei dos Portugueses, voltou abastecido do Uruguai. A mala veio com ótimos vinhos. Um deles foi este Pizzorno Primo 2008. O vinho é um de alta gama da vinícola. É feito com Tannat, Cabernet, Merlot e Petit Verdot, de parcelas especiais. As uvas são fermentadas separadamente por 12 meses em barricas novas de carvalho francês. Daí, só as melhores barricas são selecionadas e utilizadas para o blend final, que depois de feito, matura por adicionais 12 meses em barricas para ganhar complexidade. E ganha! O vinho possui aromas muito ricos de fruta madura (amoras e ameixas), cacau, tabaco e especiarias. Em boca é denso, sedoso e final longo e especiado. Muito complexo e de grande intensidade. Ganhou muito com tempo em taça. Foi mudando e ficando cada vez mais agradável. Já está no ponto para ser apreciado, mas teria ainda bons anos pela frente. Vinhão!
Não me lembro quem levou este Lagarde Malbec 2010. Acho que foi o JP. Bem, o produtor é bom e seus vinhos costumam ser longevos. Este, já estava bom para ser apreciado. Metade dele passa 12 meses em barricas. Ao nariz, frutas compotadas em um fundo abaunilhado. Em boca, bom corpo, macio, boa acidez e taninos redondos. Um bom Malbec que poderia ser guardado por mais uns anos. 
Eu levei o Cordillera Syrah 2008, que trouxe direto da vinícola Miguel Torres quando fui visitar mi hermano Ariel em Talca. Curicó fica bem do lado. E lá compra-se os Cordillera por bom preço, às vezes em promoção. O vinho é um Syrah de pequena produção, que passa 9 meses em barricas francesas 30% novas e 70% segundo uso. Tem aromas de geléia de amoras, cacau, tabaco e alcaçuz. Em boca, repete o nariz e mostra taninos redondos. O final é longo e com notas de especiarias. Um Syrah muito bem feito, sem arestas, com ótima presença. Seu preço é bom pela qualidade que oferece. Perfeito para uma carne assada. Gostei!
É isso!


2 comentários:

  1. Um post para os mortais... hehehehe que bom... esse syrah vale a pena então..? e o lagarde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Eu gostei de ambos. Não são aquela "Brastemp"...rs. Mas são justos e garimpando podem ser encontrados a bom preço no Brasil, principalmente o Lagarde. Ambos vão bem com um churrasquinho...rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir