domingo, 16 de outubro de 2016

Top Italian Wine Road Show 2016: Faz tempo, mas ainda vale...

Faz tempo que participei deste evento no Hotel Unique, em São Paulo. Ele é organizado pela Cristina Neves, e é o terceiro que participo. Dessa vez, não consegui vaga para as Master Classes, mas não importa. Foi bom do mesmo jeito. Ainda por cima, conheci pessoalmente um fiel leitor do blog (Marco) e outros amantes da bebida. Só isso, já vale o evento. Mas é claro que bebemos ótimos vinhos. Não vou citar um por um, para não cansar, nem eu, nem o leitor. Coloco a foto abaixo que reune aqueles que bebi e gostei. Dois produtores me chamaram muito a atenção com seus belos vinhos: Jermann e San Felice. Todos os brancos de Jermann estavam excelentes, frescos, minerais, ricos, tudo de bom! Os toscanos da San Felice também me encantaram. Destaque para o Il Grigio Chianti Clássico Gran Selezione 2011, que é uma maravilha! Foi um dos vinhos que mais me agradaram. Vinho super rico, intenso, floral, fruta silvestre, acidez vibrante, uma delícia! Justifica todo o entusiasmo e orgulho do produtor. Vinho top e que infelizmente não tem mais importador no Brasil. Uma grande pena. Enquanto isso, o mercado está cheio de zurrapas...rs. Recentemente fiquei sabendo que foi primeiro nos Top 100 da Wine Enthusiast em 2015. Pois é, se alguém quiser me dar algumas garrafas dele em troca de alguns "figurões" mais famosos (e bem mais caros), faço negócio.
Bem, também top o Grattamacco 2012, ainda mais decantado em um belo decanter Riedel...rs. Do produtor, ainda gostei do bem mais barato Colle Massari Rosso Riserva 2013.
Grandes, novos, caros e ainda nervosos o Sassicaia 2012 e o Guidalberto 2013. Tempo neles.
Delicioso, macio e sedoso o Amarone Clássico Allegrini 2011. Vinhão! O La Poja 2009, do mesmo produtor, também é bom, mas alguns podem estranhar pelo lado picante.
Ótimo o Harmonium de Firriato! 
Para aqueles que ainda torcem o nariz para os Prosecco, tem que experimentar o De Stefani Zero e o Cartizze Vigna La RivettaProsecco em outro patamar!
Ah, não posso esquecer os vinhos frescos e minerais de Schiopetto
É isso!


2 comentários:

  1. San Felice é fantástico, quando estive na Itália foi o chianti que trouxe mais garrafas, paguei 8 euros no supermercado pelo riserva, outro chianti encantador é o castellari di castelina... o grattamacco é muito bom tb, bebi o 2008 há uns três meses... dispenso o Sassicaia e o guidalberto são vinhos pra quem quer gastar um dinheiro desnecessário na minha opinião, se custassem 5 vezes menos valeriam a pena. Grande abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Hélio!
      Pena que os San Felice não tenham mais importador no Brasil.
      Também gosto dos Castellare di Castellina. Sou fã do I Sodi di San Niccoló... Ainda mais se ele tiver uns anos de adega.
      Quanto ao Sassicaia e Guidalberto, concordo com você. Mesmo fora, só compro se estiver a bom preço, e geralmente, dou prioridade para outros.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir