sábado, 15 de outubro de 2016

Tinedo Cala 1 2014: Desce fácil!

Dizem que estão tufando vinhos de Castilla y Leon na gente. E muita coisa de gosto duvidoso. Não é o caso deste Tinedo Cala 1 2014. O vinho, produzido pela familia Alvarez-Arenas, no coração de La Mancha, é feito com uvas produzidas de forma orgânica. O corte deste 2014 é Tempranillo 65%, Syrah 25% e Cabernet Sauvignon 10%. Vi por aí que não passa por madeira, mas na ficha técnica do 2011, no site da vinícola, dizem que ele matura por 12 meses em tanques de concreto, com um toque suave de barrica. Eu não sou enólogo e não sei o que isso significa. Mas que sugere uma leve passagem, sugere. E para dizer a verdade, dá para suspeitar. O vinho tem aromas florais, fruta viva, cereja e ameixa, com um toquezinho no fundo de chocolate e alcaçuz. Em boca é leve, médio corpo, sedoso e com taninos redondos e na medida. O final é frutado e especiado. Um amigo me disse que ficou surpreso ao saber que "não passava por madeira". Eu também acho que tem um respiro. O fato é que o vinho é gostoso e bem justo pelo seu preço. Desce fácil e acompanha bem comida. Este, o JP e eu matamos ligeiro lá na Mercearia 3M. Logo beberemos seu irmão maior, o Cala 2 2010, que ganhou 93 pontos da Wine Spectator e o título de Highly recommended. Vamos ver...


Nenhum comentário:

Postar um comentário