quinta-feira, 24 de abril de 2014

Para celebrar mais um ano vivido, um vinhaço: Remirez de Ganuza Reserva 2004!

Dias atrás saí com a minha digníssima e meus filhotes para comemorar mais um ano de vida. E é claro, tinha que levar um vinhão debaixo do braço para celebrar. O danado foi um presente do último dia dos pais justamente deles, que sempre me presenteiam com belos vinhos. Meu filhão, que ajudou na escolha, já conhece minhas preferências e além de ótimo nariz, tem muito bom gosto. E este Remirez de Ganuza Reserva 2004 deu o show. Eu já o havia provado no Encontro Mistral de 2012, e gostado muito, claro. Mas já disse várias vezes: Vinho se bebe, não se prova! Beber devagar, sentindo a evolução, na taça correta e acompanhando comida, é outra coisa. E desta vez pude sentir o poder deste vinho. Ele é feito com Tempranillo (90%) e Graciano (10%), de videiras com mais de 60 anos de idade. A maturação é feita por 28 meses em barricas novas de carvalho francês (80%) e americano (20%). O vinho, cor granada escura, é muito aromático ao nariz, com notas de ameixas, cerejas pretas, aniz, alcaçuz, tabaco e café. Com o tempo, foi mostrando aromas balsâmicos e tostados. Em boca, repete o nariz e é muito intenso, denso, exuberante. A madeira é muito bem integrada, a acidez correta e os taninos redondos. O final é interminável, com notas de café e cacau. Um vinho muito complexo, que une tradição e modernidade. A meu ver, enfrenta fácil o Cune Imperial Gran Reserva 2004, que faturou o primeiro lugar na lista dos Top 100 da WS em 2013. Aliás, o Mr. Parker (ou foi o Jay Miller? rs), lhe atribui portentosos 97 pontos! Vou falar uma coisa: Desta vez, estou com ele... É um vinho de tirar o chapéu!
Apropriadíssimo para celebrar mais um outono!

4 comentários:

  1. Blz Flavio

    Bem, primeiramente muita sáude e sucesso neste novo ano!
    Falando do vinho: é brincadeira né! Vc pegou pesado mesmo....nunca tomei, mas sei (e agora confirmado por vc) que é um vinhaço! Pena não ter degustado, mas qdo for tomar um vinho deste porte....me chame...rsrs!!

    Abs
    Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Orlando! Desejo o mesmo a você!
      Este vinho é realmente um estouro. É um Rioja que mescla tradição e modernidade. É intenso, sem ser exagerado. Uma delícia! Espero que logo você aprecie um deste, pois vale muito a pena. E pode deixar que da próxima vez que vier a Sanca matamos um vinhão! rs.
      Abraços,
      Flavio

      Excluir
  2. Parabéns, Flavio!
    Saúde e ótimos vinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Alexandre!
      Muito obrigado! Desejo o mesmo a ti.
      Grande abraço,
      Flavio

      Excluir